sexta-feira, 23 de abril de 2021

MIGALHAS DE PESO

Publicidade

SPAM - Como evitar no e-mail da sua empresa?

Ignorado pela maioria dos usuários, o botão para denunciar um e-mail spam é uma ferramenta valiosa e prática.

segunda-feira, 29 de julho de 2019

Um e-mail diz que você ganhou um milhão de reais! O outro traz uma mensagem de autoajuda com palavras do Papa! Não se iluda, ambos são o que chamamos de Spams (mensagens eletrônicas não solicitadas pelo usuário e que têm como objetivo a divulgação em massa de algum conteúdo ou vírus de computador). Essa prática, quando eficaz, pode danificar aparelhos e criar vulnerabilidades de segurança nos dados da sua empresa.

Para ajudar você com a prevenção dos problemas relacionados aos Spams em seu e-mail corporativo, listamos algumas soluções práticas para esse combate. Confira-as a seguir:

Fique atento - não divulgue seu e-mail em qualquer site

O seu e-mail não deve ser exposto na internet. Mantenha-se sempre atento às políticas de privacidade dos sites em que realizar cadastros. Além de não fornecer dados caso haja desconfiança acerca da idoneidade da plataforma em questão.

Esteja também ciente de que diversas promoções em websites são falsas, plantadas apenas com o propósito de coletar suas informações. Sorteios de carros, celulares e outros bens, costumeiramente, são golpes dessa finalidade. Precaução é a ferramenta essencial nesse processo.

Cuidado com Opt-In e Opt-Out

Opt-In é a permissão do envio de mensagens do site para você, recurso encontrado geralmente em sites de notícias. Apesar da intenção positiva de informá-lo o mais rápido possível da matéria disponível, seu e-mail será arquivado e poderá ser comercializado ou usado para o mercado spammer.

Já o Opt-Out é o descredenciamento quando se recebe um Spam advindo dessas mensagens instantâneas. Ao sair dessa linha de distribuição, você acaba validando aos spammers que o seu e-mail é genuíno, criando uma maior demanda sobre ele.

Em dia - mantenha antivírus e firewall atualizados

Spammers costumam usar redes zumbis (computadores com softwares maliciosos) para enviarem as mensagens virais. Com sua máquina segura, você impede que ela seja mais um ativo dessa rede, bloqueando uma via de disseminação do problema.

O óbvio - marcação de spam

Ignorado pela maioria dos usuários, o botão para denunciar um e-mail spam é uma ferramenta valiosa e prática. Você identifica para toda a comunidade a perversidade dessa mensagem e marca o emissor como spammer, bloqueando futuros contatos.

Mais um problema das redes sociais

Em grupos de interesses em comum, mais corriqueiros no Facebook, para socializar e criar amizades também em outras plataformas, o e-mail acaba vazando nessas publicações abertas, sendo um prato cheio para pessoas mal-intencionadas. Esteja ciente dessa atitude e, caso queira interagir com membros específicos, utilize as mensagens pessoais, sempre com quem você confia.

O próprio Facebook vive uma crise com vazamento de dados, com seu CEO, Mark Zuckerberg, tendo que depor diante da Corte Norte-Americana sobre o caso. Portanto, nada melhor que nos mantermos alertas sobre o que divulgamos na rede.

___________________

*Thiago Meyrelles é responsável pelo departamento de marketing da Penso Tecnologia.

Ktree Penso Tecnologia da Informacao Ltda.

Atualizado em: 24/7/2019 17:02

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca

Publicidade