domingo, 18 de abril de 2021

MIGALHAS DE PESO

Publicidade

Modelos de petições cíveis e otimização da produção jurídica

Luciano Martins

Garantir que a argumentação esteja adequada ao caso concreto, mas também que os requisitos formais sejam cumpridos. Afinal, apesar das prerrogativas previstas em lei, é importante fundamentar adequadamente as petições.

sexta-feira, 26 de julho de 2019

A advocacia é movida pela alta produtividade. Não é incomum que escritórios de advocacia trabalhem com mais de mil processos. E embora eles se dividam no tempo, também não é incomum que os advogados e advogadas sejam aterrorizados pelos prazos processuais. Dessa forma, precisam estar sempre em busca de formas de agilizar e otimizar a sua produção. Por essa razão, mostramos como um kit de petições cíveis pode contribuir para a rotina e gerar mais tempo na produção jurídica.

 

O benefício de contar com modelos é ter uma base para a sua produção. Ou seja, garantir que a argumentação esteja adequada ao caso concreto, mas também que os requisitos formais sejam cumpridos. Afinal, apesar das prerrogativas previstas em lei, é importante fundamentar adequadamente as petições.

Isto não significa, contudo, utilizar os modelos sem uma revisão. Pelo contrário, o modelo pré-configurado fornece uma base para otimizar o tempo. Com esse tempo extra, o profissional pode focar melhor nos dados do caso concreto. E assim, investir mais na argumentação jurídica.

Atualmente, é difícil encontrar escritórios de advocacia que não sejam adeptos do uso de modelos, sobretudo por conta da demanda com que trabalham. Muitos podem ter produzido seus próprios modelos. Isto, todavia, requer um tempo que nem sempre é fácil de conseguir. Por essa razão, adquiri modelos prontos é a opção de muitos advogados e advogadas. E apesar do trabalho de obtenção de uma fonte confiável e revisão, ajuda bastante na produção. 

Documentos editáveis

Os modelos de documentos disponibilizados pelo SAJ ADV - software jurídico podem ser utilizados como a base para as suas produções. E otimizam, desse modo, o tempo gasto com a pesquisa de jurisprudência e busca por artigos. Isto é bastante útil, principalmente em se tratando de demandas repetitivas dentro de um escritório de advocacia. Por exemplo, é comum que um escritório que trata de Direito de Família aceite muitas causas envolvendo divórcio e guarda compartilhada. Portanto, manter um modelo com os itens a serem levados em consideração otimizaria o tempo.

 

Apesar de pré-configurados, é importante que os modelos permitam a edição. Assim, pode-se personalizá-los e adequá-los ao caso concreto.

Petições para as diferentes necessidades

 

Ação de indenização, revisional, execução. Não bastasse os diferentes tipos de petições e ações, as particularidades dos casos podem influenciar na forma. E nem sempre um advogado ou advogada já terá trabalhado com aquilo. Ter diferentes modelos de peças processuais, portanto, é benéfico, que permite que o profissional tenha em mãos peças que não costuma usar e com indicação de jurisprudência. Dessa maneira, pode se sentir mais seguro na hora de produzir a sua própria peça processual.

Diferentes modelos para diferentes demandas também otimiza a produção do escritório de advocacia. E permite que a equipe foque na qualidade das peças processuais e nos prazos que precisa atender.

Descubra os diferentes modelos de forma gratuita e tenha em mãos aquele que você nem imaginava precisar. Assim, será mais fácil atender às diferentes demandas do seu escritório.

Mais tempo para produção com modelos de peças processuais

 

O grande problema de muitos advogados é o tempo. Então, por que resistir a algumas medidas simples que podem auxiliar nisso? Modelos de peças processuais não precisam ser vistos negativamente, mas podem ser vislumbrados como facilitadores.

Com menos tempo de pesquisa de jurisprudência, artigos e formatos de petição, os profissionais podem atender melhor seus clientes, atender melhor aos prazos e produzir Direito de forma mais harmônica.

E para fazer o download gratuito desse material é muito simples! Basta clicar AQUI ou acessar o seguinte endereço: https://materiais.sajadv.com.br/peticoes-civeis.

t

____________________

*Luciano Martins é project owner do SAJ ADV - Software Jurídico.

Saj Adv Sistemas LTDA

Atualizado em: 26/7/2019 15:58

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca

Publicidade