quarta-feira, 14 de abril de 2021

MIGALHAS DE PESO

Publicidade

Como uma planilha de fluxo de caixa pode auxiliar o crescimento do seu escritório

Luciano Martins

É importante o controle sobre a situação do escritório. Quando se trata de um negócio menor, pode ser possível ignorar questões como uma gestão financeira eficiente. No entanto, com o passar do tempo, isto pode repercutir negativamente.

quarta-feira, 31 de julho de 2019

Ter um escritório de advocacia é mais do que apenas produzir peças processuais. Envolve, na verdade, procedimento que, muitas vezes, os advogados e advogadas sequer viram nas faculdades. Afinal, a maior parte das faculdades de Direito ainda não ensina como gerenciar um escritório, planejar um negócio ou mesmo como trabalhar com a contabilidade para advogados

Apesar disso, quase todos os currículos haja aulas de como lidar com lides envolvendo contabilidade. O problema é que a parte financeira de um escritório também é muito importante. Por melhor que seja um profissional, juridicamente falando, ele precisará pagar contas no final do mês. E precisará ter caixa para isso. Por isso, utilizar uma planilha de fluxo de caixa pode ser uma boa opção.

Com uma planilha de fluxo de caixa pensada para a advocacia, os profissionais poderão equilibrar o que recebem de atendimentos e honorários advocatícios de modo geral com gastos como luz, água, colaboradores, transporte, fornecimento, entre outros comuns à gestão de um negócio.

Controle de Gastos e Rendimentos

Um dos passos essenciais da gestão de qualquer empresa ou negócio, inclusive de escritórios de advocacia, é o planejamento financeiro. Como abordado, um escritório também terá gastos. É preciso, por exemplo, alugar uma sala, caso não seja adepto do escritório digital. Deve-se pensar nos colaboradores que serão contratados. Também deve-se contabilizar fornecimentos e impostos. Enfim, não são poucos os valores entrando nas despesas. E ao fim de um tempo, é bem possível que o desespero bata à porta.

Tudo fica mais difícil se a falta de organização leva à confusão dos valores. Nesse estágio, pode ser que os ganhos não superem as despesas, levando alguns advogados empreendedores até a desistir de seus sonhos.

A vantagem de uma planilha de fluxo de caixa, então, é que ela possibilita uma gestão das finanças. Embora não seja automatizada nem possua as mesmas funções de um software jurídico, é uma forma de gestão que pode atender as necessidades mais basilares.

Mês a mês, portanto, é possível ver como anda a balança do seu escritório. E controlar, desse, modo os honorários e outros valores que entram.

Planejamento financeiro

Uma planilha de fluxo de caixa ou de contabilidade para advogados permite que o advogado veja a saúde financeira do seu escritório. A partir disso, então, pode fazer planejamentos mensais e semestrais. Afinal, é preciso ter uma visão das condições do escritório antes de estabelecer projetos ou fazer investimentos.

Assim, a tomada de decisão conforme a previsão de entrada e saída se torna mais saudável para todos.

Acompanhe o saldo do seu escritório

Por fim, é importante o controle sobre a situação do escritório. Quando se trata de um negócio menor, pode ser possível ignorar questões como uma gestão financeira eficiente. No entanto, com o passar do tempo, isto pode repercutir negativamente. E inclusive, acabar em uma daquelas complexas situações que muitos já viram nas aulas de Direito Empresarial.

A vantagem de um software jurídico na nuvem é que parte do trabalho de controle é feito de forma automática. Mas com um planilha de fluxo de caixa, é possível também realizar esse controle e se precaver contra situações drásticas. Alimentando a planilha, armazenando-a na própria nuvem, será possível gerenciar financeiramente seu escritório através de seu computador, tablet ou smartphone. E assim, crescer no mercado jurídico!

E para fazer o download gratuito desse material é muito simples! Basta clicar AQUI ou acessar o seguinte endereço: https://materiais.sajadv.com.br/pejota-fluxo.

t

____________________

*Luciano Martins é project owner do SAJ ADV - Software Jurídico.

Saj Adv Sistemas LTDA

Atualizado em: 30/7/2019 13:27

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca

Publicidade