MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Como uma calculadora de prazos processuais pode facilitar o cotidiano dos escritórios de advocacia

Como uma calculadora de prazos processuais pode facilitar o cotidiano dos escritórios de advocacia

Com o intuito de abolir a possibilidade de isso acontecer, a dúvida de como calcular prazos processuais com segurança e sem perder tempo ainda é comum.

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Atualizado em 11 de outubro de 2019 11:16

O cálculo de prazos processuais está intimamente ligado ao cotidiano do advogado. É uma atividade que, embora simples em sua natureza, consome tempo e esforços do profissional que já tem preocupações com clientes, reuniões com associados, petições, documentos para reunir e um negócio para gerir.

Entretanto, os prazos processuais devem ser rigorosamente seguidos pelos advogados. Afinal, são eles que ditam o ritmo de trabalho do advogado, que precisa estar sempre atento aos prazos para fazer um bom trabalho em cada processo e para não correr o risco de perder um prazo.

A perda de um prazo processual pode acarretar em inúmeros problemas para a reputação e para o bolso do advogado, do cliente e dos demais associados. Além disso, o profissional pode ser responsabilizado civilmente por danos e prejuízos causados a um cliente por descuido com prazos.

Com o intuito de abolir a possibilidade de isso acontecer, a dúvida de como calcular prazos processuais com segurança e sem perder tempo ainda é comum.

O novo CPC, de 2015, facilitou a contagem dos prazos de processos de diferentes áreas. Mesmo assim, profissionais do ramo jurídico, principalmente os que já estão na carreira há bastante tempo, ainda encontram dificuldade quando o assunto é calcular prazos entre tantos clientes e processos.t

Como o CPC/15 mudou o cálculo de prazos processuais

O CPC de 2015 facilitou, pelo menos em teoria, as contagens de prazos processuais para a maioria dos casos. O que não quer dizer que acompanhar e calcular prazos processuais tenha se tornado uma tarefa menos importante no dia-a-dia do advogado.

A principal mudança do Novo CPC quando se trata do cálculo de prazos processuais é a de fazer a contagem apenas em dias úteis, ou seja, não são contados os fins de semana e feriados, como era comum antigamente.

Calculadora de prazos processuais como forma padronizar o trabalho e mitigar revelia

Pode-se perceber que, embora o CPC/15 facilitou em vários aspectos a contagem de prazos processuais, ainda há muito o que se lembrar e bastante espaço para erros ou enganos quando o assunto é o monitoramento dessas datas tão importantes para o ofício do advogado.

Como calcular prazos pode ser uma tarefa que exige constante verificação, uma calculadora de prazos processuais se mostra uma ferramenta de extrema importância para tornar o trabalho do escritório de advocacia mais padronizado, tranquilo e seguro.

Com uma ferramenta de cálculo de prazos como a que está presente no ProJuris para Escritórios, o advogado tem mais segurança e praticidade na organização de seus processos e na checagem de seus prazos, tornando o trabalho mais prático, sistematizado e diminuindo a possibilidade de perda de prazos processuais.

Com a calculadora de prazos processuais da ProJuris para escritórios, você pode calcular prazos para as normas do CPC/15, CPP, CLT e Juizado Especial. Além disso, o escritório de advocacia tem acesso a:

- Inclusão de suspensões municipais;

- Portarias oficiais para comprovação de tempestividade de prazos; 

- Agendamentos a partir de cálculos com configuração de alertas.

Como calcular prazos com a ferramenta

A calculadora de prazos processuais da ProJuris é intuitiva e precisa de poucos passos para que o cálculo seja feito. Você pode conferir um passo a passo de como calcular prazos processuais nesse artigo ou no vídeo abaixo:

 Clique aqui.

O monitoramento eficiente de prazos processuais está na sua frente

A calculadora de prazos é uma extensão do ProJuris para Escritórios para quem procura ter mais controle sobre os prazos de processos de seus escritórios.

Caso você ainda não utilize o software ProJuris para Escritórios no seu trabalho, experimente agora.

________

*Tiago Fachini é gerente de marketing da ProJuris Software Jurídico

DUO SERVICOS EM INFORMATICA LTDA

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca