MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Escritório de advocacia pequeno se beneficia de um software jurídico?

Escritório de advocacia pequeno se beneficia de um software jurídico?

O escritório de advocacia pequeno pode usufruir de inúmeras vantagens que um software jurídico oferece. No entanto, isso dependerá de uma contratação acertada e adequada às necessidades.

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Atualizado às 10:48

Um escritório de advocacia pequeno tem rotinas mais simples devido à demanda menor. No entanto, de forma semelhante às grandes bancas, os profissionais possuem tarefas determinadas e prazos. Ou seja, a natureza dos processos internos e do fluxo de trabalho é a mesma, o que faz nascer a necessidade de ter boa organização para otimizá-los.

Para tanto, muitos gestores optam por investir em soluções tecnológicas para melhorar a produtividade na consecução dos processos. Assim, conseguem evitar que tarefas sejam feitas de forma manual, o que compromete a eficácia. Dentre as soluções, está o software jurídico, mas um escritório de advocacia pequeno se beneficia dessa tecnologia? Sim, e mostramos a seguir os motivos. Confira!

Software jurídico para escritório de advocacia pequeno

As melhores soluções de software jurídico do mercado se aplicam a escritórios de advocacia de qualquer porte. Você pode trabalhar sozinho ou ter inúmeros advogados ao seu lado, tanto faz - esse tipo de solução consegue se adequar às necessidades de cada negócio.

Advogados que têm um escritório de advocacia pequeno podem se beneficiar do software de algumas formas. E, felizmente, na medida em que o negócio cresce, a solução dispõe de mais funcionalidades, que podem interferir positivamente na gestão. Se no início da carreira você precisa somente organizar rotinas, especialmente a gestão de prazos, com mais tempo gostará de contar com robôs de automação, relatórios personalizados e cadastramento em lote dos processos. Há um software jurídico para cada demanda.t

Benefícios do software para escritório de advocacia pequeno

Os benefícios que um bom software jurídico pode trazer para um escritório de advocacia pequeno dizem respeito à organização da rotina. Podemos citar como principais vantagens:

Visão global do escritório: o software jurídico confere ao gestor visibilidade acerca de dados estratégicos do escritório, especialmente quanto ao fluxo de tarefas e de processos internos. Por meio de relatórios, é possível tomar ações assertivas para resolver gargalos na rotina;

Gestão financeira: ainda que um escritório de advocacia pequeno não trabalhe com um alto montante de recursos financeiros, é possível utilizar o software para ter controle das finanças (honorários, despesas fixas e variáveis, controle de fluxo de caixa);

Gestão de tempo: conciliar agendas, ter visibilidade do fluxo de tarefas e dos processos internos possibilita ao advogado ter mais controle do seu tempo, o que influencia positivamente na produtividade;

Produtividade: a tecnologia proporciona ao escritório de advocacia pequeno a otimização de toda a rotina, fazendo com que a equipe seja mais ágil, confiante e eficaz. Em suma, mais produtiva;

Controle de prazos: a solução possui a funcionalidade de agenda, sincronizando o calendário e o compartilhando entre os profissionais, o que proporciona uma gestão eficaz dos processos jurídicos.

Escolha do software para escritório

Para que o escritório de advocacia pequeno usufrua das vantagens do software jurídico, o gestor deve escolher uma solução adequada às suas necessidades. Quais são os maiores desafios do seu negócio? Como a ferramenta agregará valor à rotina e auxiliará no dia a dia?

Após entender os desafios, compreende-se o objetivo de ter um software. Como pontuamos, em um escritório de advocacia pequeno, a grande questão é controlar os processos internos de modo a atender aos prazos. Tendo isso em mente, deve ocorrer uma pesquisa sobre os módulos e funcionalidades ofertados.

Pode ser que você precise de um módulo de controle de horas integrado com o módulo financeiro. Ou que a organização de clientes e relacionamento seja sua maior dificuldade (e existe uma funcionalidade para isso). Há impasses para fazer o acompanhamento processual ou o controle de prazo? Seria bom contar com o módulo de captura automática de andamentos processuais.

O escritório de advocacia pequeno pode usufruir de inúmeras vantagens que um software jurídico oferece. No entanto, isso dependerá de uma contratação acertada e adequada às necessidades.

____________

*Cícero Trichês é sócio e fundador da empresa Alkasoft.

ALKASOFT INFORMATICA LTDA

 

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca