MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Controladoria Jurídica "um modelo de gestão"

Controladoria Jurídica "um modelo de gestão"

Controladoria não tem como meta apenas controlar e organizar a condução do processo, mas também gerar segurança e otimizar tempo dos advogados.

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Atualizado às 11:44

O modelo de gestão corresponde ao conjunto de ideias de como alcançar o sucesso da área. Isto é, as crenças e valores do escritório refletem diretamente ao modelo de controle, pois nele serão embasadas nas convicções sobre a existência de um planejamento estratégico ou não, da delegação, da avaliação de resultados e a busca de eficiência. Contudo o gerenciamento da controladoria não se resume apenas à análise de processos, mas, o conjunto de crenças e valores que promovem a eficácia das atividades administradas.

É por isso que se denomina o modelo de gestão o marco zero da controladoria jurídica. t

Denota-se que o modelo de gestão gera impactos nos demais setores, por isso a necessidade de apresentar características como:

  • Avaliação dos gestores por resultados;
  • Os gestores devem se preocupar em otimizar o resultado como um todo e o de seu setor;
  • O modelo de gestão deveria ser integrado ao processo de planejamento, execução e controle;
  • Em seu setor irá determinar metas e valores que considere necessário;
  • O modelo deve contemplar a preocupação em busca da eficiência e eficácia;
  • A sua administração ocorre de forma descentralizada;
  • A busca de posturas empreendedoras: "o gestor planeja, executa e controla com a intenção de fazer as coisas acontecerem"

Então, vai ficar parado ou vai pensar na boa gestão do seu escritório?

Devido às mudanças a advocacia antiga, clássica, perdeu seu sentido. O advogado não consegue mais manter todas as funções de gestão de um escritório e, ainda, apresentar esse novo padrão de serviço exigido. É  em razão disso que administrar, gerenciar e executar os serviços de advocacia exigiu dos profissionais desse mercado certa readequação dos métodos utilizados para o trabalho.

Com isso o modelo de gestão voltado ao gerenciamento organizacional, contempla um modelo participativo, com responsabilidade diante das decisões estipuladas.

O Controller é responsável pelas ocorrências em seu setor, das quais tem autoridade. E em razão disso a busca de posturas empreendedoras tornou-se essencial para que as novas condutas tenham o devido seguimento.

"Como colocar as estratégias do escritório em sintonia com as informações geradas e produzidas pelos softwares contratados? "Não consigo produzir um relatório ou não trago resultados que a minha equipe deseja. Como liderar no mercado? Vou esperar ou acompanhar as mudanças?"

Além disso, compreende-se que o modelo de gestão da Controladoria altera procedimentos nos processos organizacionais. E a controladoria não tem como meta apenas controlar e organizar a condução do processo, mas também gerar segurança e otimizar tempo dos advogados.

Por fim, o modelo de gestão integrado apresenta várias camadas hierárquicas entre o líder e as pessoas que atuam na linha de frente, ou seja, não basta ter uma meta bem articulada ou bem comunicada - é preciso envolver as pessoas nesse processo para acelerar as mudanças.

_______

t*Kamille Ziliotto é consultora em produção jurídica da Selem Bertozzi Consultoria. Advogada especialista em implantação e gestão da controladoria jurídica. Palestrante e autora de artigos em gestão legal.

 

SBERTOZZI CONSULTORIA EMPRESARIAL LTDA

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca