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Planilha de DRE gratuita para escritórios de advocacia

Luciano Martins

Apesar de não ser obrigatória para escritórios de advocacia, cuja sociedade é simples, não significa que não seja útil ter uma planilha de DRE no escritório.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Atualizado em 9 de dezembro de 2019 13:52

A profissionalização da gestão do escritório de advocacia é uma dos maiores desafios dos escritórios de advocacia. Principalmente quando toca a gestão financeira para advogados. Pois, então, chegamos a matérias que definitivamente não estão entre as habilidades mais próprias aos advogados: as planilhas de fluxo de caixa, de balanço patrimonial e, ainda, à planilha de DRE - Demonstração do Resultado do Exercício.

No entanto, adotar tais relatórios é o mínimo para estruturar a contabilidade do escritório de advocacia. E a vantagem é que, para fazê-los dentro do escritório de advocacia, basta ter as planilhas certas.

Você verá, portanto, por que ter uma planilha específica de DRE do escritório de advocacia. Além disso, entenderá como ela pode ser adaptada para a realidade do escritório e, para ter a sua agora, poderá baixar gratuitamente um modelo de planilha de DRE para escritório de advocacia.

Planilha de DRE: por que é bom ter

A DRE, ou seja, demonstração do resultado do exercício é um meio de o Estado brasileiro padronizar e ter informações sobre a situação financeira das organizações. Ela foi criada pela lei 6.404/76 para sociedades anônimas e limitadas e atualizada pela lei 9.249/07 e é obrigatória, uma vez por ano.

Apesar de não ser obrigatória para escritórios de advocacia, cuja sociedade é simples, não significa que não seja útil ter uma planilha de DRE no escritório.

Vejamos o que ela contém, de acordo com o artigo 187 da lei 6.404:

receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;

receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;

despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;

lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas;

resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto;

participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa;

lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.

Tais informações de uma planilha DRE dão conta de boa parte do que determina a saúde financeira do negócio.

Portanto, além de mecanismo legal, a DRE serve ao controle financeiro de toda a organização. Nesse quesito, uma sociedade simples, como a dos escritórios de advocacia, não se diferencia tanto de outros tipos de empresa.

Vamos, então, entender o que uma planilha de DRE para escritórios de advocacia contém.

Planilha DRE para o escritório de advocacia

A planilha DRE sintetiza o resultado das operações financeiras da organização em um período. Assim, ela demonstra se o negócio lucrou ou teve prejuízo.

Para escritórios de advocacia, ela pode ser construída assim:

(+) Receita bruta dos serviços advocatícios (honorários e honorários sucumbenciais) e outras receitas

(-) Impostos e deduções (Simples, Cofins, IRPJ)

(=) Receita líquida

(-) Despesas variáveis (custos vinculados à receita: insumos, gasolina, viagens, diligências, etc.)

(=) Margem bruta

(-) Gastos com sócios e equipe (pró-labore, salários, INSS, IR, vale-transporte, convênios, FGTS etc.)

(-) Despesas administrativas (aluguel, alimentação, limpeza, contas, IPTU etc.)

(=) EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização)

(-) Tributação

(=) Resultado líquido

Veja o cálculo: da totalidade da receita do período, você simplesmente subtrai cada tipo de despesa. A ordem não é casual, mas lógica, pela incidência dos custos.

Isso não significa que ela seja engessada. Muito pelo contrário. Outra virtude da planilha de DRE é a flexibilidade. Este esqueleto básico pode será incrementado com informações detalhadas, para que você tenha subsídios suficientes.

Veja, então, como analisá-los.

Como ler a planilha DRE

Cada tipo de informação é um indicador financeiro. Deles, você tira as porcentagens, podendo depois avaliar a perda de receita, comparar índices mês a mês e, ainda, estrategicamente, traçar objetivos para melhoria.

Há dois tipos básicos de análise da planilha DRE: uma leitura vertical e uma horizontal. Na vertical, é possível verificar pontos de desequilíbrio financeiro, por exemplo. Numa leitura horizontal, vale comparar perdas ou ganhos em desempenho.

Use o resultado das análises para explicar mudanças abruptas de desempenho ou, então, como indicador avaliado na execução de algum objetivo estratégico. Principalmente, use as informações da planilha de DRE para projetar resultados.

Uma planilha de DRE gratuita para seu escritório

Para você começar agora a fazer o controle financeiro do escritório, criamos uma planilha de DRE. Para conferir, acesse agora o material!

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*Luciano Martins é project owner do SAJ ADV - Software Jurídico.

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