MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Planilha de plano de contas gratuita para escritórios de advocacia

Planilha de plano de contas gratuita para escritórios de advocacia

Luciano Martins

Embora seja padrão em sociedades anônimas, o plano de contas se aplica a todo negócio, seja grande ou pequeno. Inclusive o escritórios de advocacia.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Atualizado em 9 de dezembro de 2019 13:55

Uma planilha de plano de contas é um recurso contábil extremamente simples.  Basicamente, organiza todas as atividades financeiros de um negócio. Justamente por isso, ela fala muito sobre a vida financeira dele, além de ser a fonte segura de insumos para análises como as de relatórios gerenciais de demonstração de resultados do exercício e de fluxo de caixa.

Consolidar a ferramenta contábil é, assim, o primeiro marco de quem quer chegar à maturidade em gerenciamento financeiro no escritório de advocacia. Pois, quem não quer saber, por exemplo, qual área de atuação é mais rentável para o escritório? Se não é hora de ampliar investimentos? Ou ainda, se não é o momento certo de assinar um software jurídico?

Veja, nenhuma dessas decisões se tomam sem mais. A sociedade precisa, para chegar a elas, estar bem informada sobre suas finanças. E a planilha de plano de contas é a maneira certa de fazer isso.

Então, se você que me lê comanda o processo contábil ou, se não, sabe que precisa melhorá-lo, continue esta leitura. Vou falar sobre como o plano de contas é aproveitado por escritórios de advocacia, que tipo de informações ele comporta, como ele deve ser analisado e, por fim, disponibilizar uma planilha de plano de contas criada aqui no SAJ ADV!

Plano de contas aplicado ao escritório de advocacia

Embora seja padrão em sociedades anônimas, o plano de contas se aplica a todo negócio, seja grande ou pequeno. Inclusive o escritórios de advocacia.

Conceitualmente, o plano de contas é um documento que reúne, compila e registra cada movimentação financeira da organização. Para isso, ele parte de classes de despesa, que são divididas em grupos, os quais são, ainda, desdobrados em subgrupos, e assim por diante. Nesse sentido, o plano de contas é customizado ao negócio.

Assim, se, por um lado, há uma estrutura standard de dados contábeis; por outro, há planilhas de plano de contas com mais ou menos detalhes. Para tangibilizar isso, vou enumerar o que um plano para o escritório de advocacia contém.

O que colocar em uma planilha de plano de contas

Ao construir um plano de contas, alguns pontos precisam ser contemplados. Afinal, a sociedade não quer que ele seja uma fonte de distorções financeiras, mas de precisão. Assim, o plano deve conter: receitas e despesas, ativos e passivos.

Vamos a um exemplo:

Ativo circulante

  • Receitas  com honorários: mensais, finais, por tempo despendido, por atos, de acordos, sucumbenciais etc.
  • Outras receitas: consultorias, cursos etc.

Ativo não circulante

    • Carteira de clientes
    • Imóveis/terrenos
    • Veículos
    • Marcas, patentes, softwares, metodologias etc.

Custos com clientes

    • Documentação: cartório, custas processuais, correios etc.
    • Deslocamento: passagens, combustível, hospedagem etc.
    • Serviços: tradução, pareceristas etc.

Despesas RH

    • Sócios: pró-labore, distribuição de lucros, INSS etc.
    • Advogados associados: honorários mensais, bônus etc.
    • Colaboradores: salários, benefícios, férias etc.

Despesas fixas de operação

    • Patrimoniais: máquinas, equipamento, móveis, obras etc.
    • Administrativo: água, energia, material do escritório, uniformes etc.
    • Ocupação: IPTU, aluguel, alvará, vistoria etc.
    • Operacional: livros, OAB, cursos, eventos etc.
    • Suprimentos: copa, papel, impressão, etc.
    • Comunicação: telefone, celular, internet etc.
    • Tecnologia: TI, servidor, software jurídico etc.

Impostos

    • Cofins, PIS, ISS, Simples etc.

Serviços

    • Marketing: site, redes sociais, assessoria de imprensa, ações etc.
    • Limpeza
    • Segurança

Passivo não circulante

  • Empréstimos

Claro, esta é uma planilha de plano de contas standard. A do seu escritório pode ter outra cara.

Mas um ponto importante aqui é que o grau de especificidade do documento depende do nível de detalhamento dos processos contábeis do próprio escritório. Quanto mais detalhados os processos, mais detalhado do plano de contas. E vice-versa.

Mas, como analisar um plano de contas?

Análise das atividades financeiras do escritório

Na introdução, você leu que o plano de contas oferece informações para outros relatórios gerenciais. Reitero: é com este documento que você vai construir a DRE e a DFC, além do Orçamento e do Balanço Patrimonial.

Mas ela também é um instrumento de análise por si só. Vejamos por quê.

Se atualizada periodicamente, você pode planejar sua capacidade de incluir novas despesas à luz de todas as demais, ao construir o orçamento. Você pode determinar, no planejamento, eliminar despesas existentes hoje no escritório.

No entanto, quanto mais simples uma planilha de plano de contas, mais simples a análise. Ainda assim, por mais simplificada que ela seja, é melhor tê-la do que não tê-la. Depois de experimentar os benefícios dessa ferramenta, sem dúvidas ela deverá ser aprimorada. Sobretudo para advogados gestores, importa começar.

Planilha de plano de contas: baixe agora

Sabendo disso, criamos aqui no SAJ ADV - software jurídico uma planilha de plano de contas para escritórios de advocacia. Uma versão já adequada à realidade das principais contas desse tipo de negócio.

Além completa, ela serve para o balanço. Ou seja, você ainda tempo campos para inserir os valores das contas. Em uma aba, você também poderá ver os totais parciais de cada grupo de despesa. Os dados também são apresentados em gráficos. São dois: um de gatos e outro de receitas e despesas.

Para obter esta planilha de plano de contas, basta acessar o material e baixar gratuitamente.

Quer ficar por dentro de tudo sobre gestão na advocacia? Faça seu cadastro e receba os materiais do SAJ ADV em seu e-mail.

t

____________________

*Luciano Martins é project owner do SAJ ADV - Software Jurídico.

Saj Adv Sistemas LTDA

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca