quinta-feira, 9 de julho de 2020

ISSN 1983-392X

Como manter a produtividade mesmo trabalhando de casa?

Camila Amaral

A disciplina que o home office exige pode ser complexa, afinal, somos diferentes e cada um produz melhor de um jeito, não é?

quinta-feira, 16 de abril de 2020

t

Trabalhar de casa pode ser um sonho para muitos, mas um cenário difícil para outros. O home office é a maneira remota de trabalho, ou seja, o seu escritório é na sua própria casa. 

Essa modalidade de trabalho gera vantagens por oferecer mais flexibilidade, liberdade e comodidade, mas acaba sendo desvantajosa em relação à produtividade para alguns perfis profissionais. 

A disciplina que o home office exige pode ser complexa, afinal, somos diferentes e cada um produz melhor de um jeito, não é? Mas separamos neste post 5 dicas essenciais para qualquer profissional que esteja com dificuldade de se adaptar ao home office!

Continue lendo este texto e descubra o que pode ajudar você a manter sua produtividade mesmo trabalhando de casa.

#1 Tenha um local fixo de trabalho

Criar seu local de trabalho é muito importante para conseguir se ajustar à rotina do home office. Para evitar distrações, demarque um cômodo da sua casa como seu escritório e tenha nele os itens necessários para realizar o seu trabalho.

Deixe este espaço confortável para você! Decore com coisas do seu gosto, evite lugares com excesso de barulho, invista em uma boa cadeira. A atenção a estes detalhes faz toda a diferença. Para ser produtivo, estar confortável é um fator essencial.

#2 Faça um planejamento diário

Existem dias que são tranquilos e também aqueles que são um caos. Para que ambos sejam sempre produtivos, é fundamental possuir um planejamento das atividades que você deve realizar no dia.

Ao trabalhar de casa, a possibilidade de você perder o foco com outras coisas é muito maior se comparado a quando você trabalha em um escritório. Para que exista equilíbrio e você crie hábitos, tanto para vida profissional quanto pessoal, liste todas as tarefas que sejam de entrega prioritária naquele dia. 

#3 Siga o planejamento

Parar e pensar no seu planejamento diário é simples, mas para ser produtivo é necessário realmente segui-lo. Por isso, todos os dias visualize seu planejamento, tenha em mente as tarefas que devem ser feitas e se organize de modo que você seja capaz de entregar todas elas.

Lembre-se que, para conseguir tirar esse planejamento do papel, é muito importante pensar no prazo de entrega e quanto tempo você precisa para realizar cada atividade.

#4 Estabeleça horários e prazos

Como dito no tópico anterior, é necessário pensar no tempo que você leva para realizar suas tarefas e impor prazos para elas. A produtividade é medida por sua entrega, então, para te ajudar a manter o foco, é essencial você delimitar datas para que seus prazos sejam cumpridos

Outra dica fundamental é: estipule um horário de trabalho! Não é porque você está em casa que deve trabalhar o tempo todo. Tenha horário de início e fim da sua jornada. 

#5 Seja amigo da tecnologia

Os celulares, computadores e toda a tecnologia que nos cerca pode ser um grande desvio de atenção. Ao invés de fazer com que ela torne seu dia improdutivo, faça dela sua aliada para facilitar sua rotina.

Utilize softwares e aplicativos para compartilhar agendas, controlar o financeiro do seu escritório e acessar todos os dados que você precisa para realizar suas tarefas.

_____________

*Camila Amaral é analista de marketing jr. da Advise. 

ADVISE PRODUTOS E SERVICOS EM TECNOLOGIA LTDA

Cadastre-se para receber o informativo gratuitamente

WhatsApp Telegram