MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Crise! Conheça o nicho no mercado contábil que promete a maior liquidez em 2020

Crise! Conheça o nicho no mercado contábil que promete a maior liquidez em 2020

Guilherme Sturm

Há nichos contábeis que se destacam mesmo em meio a crise, como é o caso da Contabilidade Eleitoral.

quinta-feira, 7 de maio de 2020

Atualizado às 10:39

t

A crise, infelizmente, é uma situação na qual muitas empresas, em geral, têm as suas vendas reduzidas. Com isso, muitas delas não podem pagar em dia os honorários dos serviços de contabilidade, bem como de outros ramos essenciais para o seu desenvolvimento adequado, como marketing, comunicação, dentre outros não menos importantes.

No entanto, há nichos contábeis que se destacam mesmo em meio a crise, como é o caso da Contabilidade Eleitoral.

Entenda melhor a relação entre crise e liquidez

Diante de uma crise, as empresas de contabilidade passam por dificuldades especialmente para receber os honorários, porque muitos dos seus clientes (sendo a maioria pessoa jurídica) não têm ou não dispõem de fluxo de caixa ou receita, em virtude da redução do número de vendas. Com isso, é gerado um efeito cascata que afeta as contabilidades.

Afinal, elas precisam receber pelos serviços prestados para investir na melhoria dos seus processos, bem como para manter suas obrigações junto à fornecedores e funcionários em dia.

Para quem ainda não sabe ou não conseguiu dominar o assunto, liquidez é um conceito da economia que pode ser traduzido, simplificadamente, como a capacidade de transformar um ativo (investimento) e receitas em dinheiro (fluxo de caixa). Se venda é o alimento de qualquer negócio, caixa é o oxigênio.

Na ausência de qual desses insumos você tem maior tempo de vida, sem alimento ou sem oxigênio? Sem alimento, sobrevivemos alguns dias, mas sem oxigênio, perecemos após alguns minutos. E isso vale para o seu negócio.

A Contabilidade Eleitoral é o nicho que promete a maior liquidez em 2020

A Contabilidade Eleitoral pode ser compreendida como a contabilidade que se preocupa com os fatos contábeis ocorridos em uma campanha eleitoral, a qual tem início, meio e fim (como um projeto). No início, as campanhas arrecadam recursos; no meio, utilizam os valores. E, por fim, prestam contas aos órgãos competentes como Justiça Eleitoral e Receita Federal.

Para que isso ocorra com eficiência e da forma correta, é obrigatório contar com o auxílio de um profissional da contabilidade, e preferencialmente, especializado em Contabilidade Eleitoral.

Mas, e então, por que a Contabilidade Eleitoral é o nicho que promete a maior liquidez em 2020?

Os candidatos às eleições de 2020 contam com um orçamento mínimo, que provém dos fundos públicos (fundo eleitoral e fundo partidário). Esses recursos são utilizados para financiar as candidaturas, ou seja, não se trata de um nicho de mercado que precisa vender algo (e receber de seus clientes) para pagar os honorários aos prestadores de serviços.

É um mercado em que o cliente das empresas de contabilidade tem mais liquidez para pagar os honorários profissionais, por isso que atender os candidatos nas eleições é um excelente negócio, pois a chance de receber a remuneração pelo serviço prestado é enorme.

Investir na Contabilidade Eleitoral é uma forma de não só aproveitar esse mercado, que surge periodicamente, de dois em dois anos, mas também de passar pela crise de forma mais tranquila, sem ter os seus negócios tão afetados. Quanto mais diversificada a fonte de receitas de sua contabilidade, melhor.

Sem falar que esse nicho também é um excelente canal de prospecção de clientes para a Contabilidade Empresarial, tendo em vista o perfil dos políticos em nível municipal, especialmente dos vereadores, que exercem suas atividades em tempo parcial (part time).

Normalmente, são empresários, agricultores, profissionais liberais, dentre outros, que podem precisar de outros serviços além da Contabilidade Eleitoral consumida naquele momento. Ou seja, enquanto o atende em sua campanha, você tem a oportunidade de demonstrar todo seu talento, seriedade, capacidade técnica e a qualidade do seu atendimento. E o melhor: recebendo por isso!

_________

*Guilherme Sturm é CEO da Essent Jus.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca