sábado, 10 de abril de 2021

MIGALHAS DE PESO

Publicidade

5 benefícios de ter controle financeiro

O desenvolvimento e sucesso da sua empresa está ligado ao seu posicionamento de mercado e outros inúmeros fatores, mas o controle financeiro é uma das ferramentas essenciais para que seus objetivos sejam alcançados.

quinta-feira, 21 de maio de 2020

t

Ter o controle de todas as entradas e saídas financeiras do seu escritório é um fator decisório para saber se ele irá prosperar ou não. Você possui dados concretos que conseguem te ajudar a decidir se é hora de investir ou economizar? 

É comum pequenos escritórios jurídicos possuírem um baixo controle financeiro, entretanto, independente do tamanho do escritório, é necessário implantar um sistema que controle todos os seus bens econômicos. Além de gerar relatórios que te darão informações para que tomadas de decisões sejam assertivas, esses dados serão importantes para você conseguir escalar o crescimento do seu negócio.

De maneira sucinta, o controle financeiro se baseia na condição financeira da sua empresa e na coordenação das atividades que o envolvem. Para que esse controle seja efetivo, é necessário acompanhar diariamente três itens fundamentais:

  • Entradas e saídas;
  • Fluxo de caixa;
  • Movimentação bancária.

A organização é o primeiro passo para conseguir ter um controle financeiro confiável. Mas afinal, quais benefícios ele trará para o seu escritório? Continue lendo este texto e descubra quais são as 5 melhorias advindas da implantação de um controle financeiro.

#1 Criação de objetivos e avaliação do desempenho atual 

Controlar todos os custos e receitas gerados pelo seu negócio pode auxiliar na criação de objetivos e metas. O sistema de controle orçamentário, para ser eficaz, depende de toda a estrutura de controle e avaliação de desempenho. Ou seja, sua coordenação financeira deve estar alinhada à sua estratégia e objetivos de negócio.

Digamos que você queira aumentar o quadro de funcionários do seu escritório. Para isso, é necessário planejar a verba que será direcionada a este objetivo, analisar o atual desempenho da empresa e concluir se é viável ou não seguir com a contratação.

#2 Total controle de contas a pagar e receber

A lucratividade do seu escritório é dada pelo lucro gerado em cima da sua prestação de serviços, relacionando o lucro líquido e suas vendas. Para ter essa informação sempre à mão, é importante ter um controle diário de tudo que é pago e tudo que é recebido pelo caixa da empresa. 

Organizar o fluxo de caixa traz total controle sobre o cenário financeiro do seu negócio, mostrando a origem e destino de toda a sua renda, tornando o gerenciamento do seu escritório mais eficaz e assertivo.

#3 Corte de gastos

Alguns cenários exigem corte de gastos, mas como cortá-los sem conhecê-los? 

Assegurar que as finanças do seu escritório sejam controladas diariamente garante a visualização de todos os resultados do seu negócio, conhecimento detalhado do progresso financeiro e também de qualquer problema que venha a surgir. 

Além disso, para continuar aumentando a rentabilidade do escritório, coordenar os gastos, analisar a necessidade dos mesmos e avaliar uma redistribuição ou cortes pode alavancar sua lucratividade.

#4 Segurança nas tomadas de decisão

O processo de tomada de decisão, para ser assertivo e pontual, exige uma análise de dados confiáveis. Caso contrário, acaba sendo um tiro no escuro e pode apresentar um grande risco para os seus resultados finais.

O controle financeiro é capaz de te auxiliar para que decisões sejam tomadas com segurança, afinal, conhecer rigorosamente os valores que entram e saem faz com que você possua uma perspectiva real dos riscos que podem ocorrer, evitando um endividamento.

#5 Previsão para o futuro

Além de todos os benefícios citados anteriormente, outro fator importante que o controle financeiro apresenta é a previsão futura das suas entradas e saídas.

Todo esse processo de controle diário valerá para que você conheça a real situação financeira do seu escritório, conseguindo assim, criar parâmetros para o futuro.

Você pode visualizar sua movimentação financeira do próximo mês, bimestre, semestre e até próximo ano. Basta alimentar seu fluxo de caixa com todas as informações financeiras do seu negócio!

O desenvolvimento e sucesso da sua empresa está ligado ao seu posicionamento de mercado e outros inúmeros fatores, mas o controle financeiro é uma das ferramentas essenciais para que seus objetivos sejam alcançados.

Quer começar agora a implantação de um controle financeiro eficaz no seu escritório? Acesse a planilha de Controle Financeiro para advogados que preparamos para você! Para receber mais conteúdos e novidades do mundo jurídico, se inscreva em nossa newsletter.

___________________

t*Camila Amaral é analista de Marketing Júnior na Advise. Responsável pela produção de conteúdo relacionado à tecnologia e Direito, com o intuito de gerar valor para o advogado.

t

 

Atualizado em: 26/5/2020 09:56

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca

Publicidade