MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Planilha de OKRs: Como mensurar resultados em tempos de pandemia

Planilha de OKRs: Como mensurar resultados em tempos de pandemia

O sucesso da aplicação desta ferramenta em empresas de tecnologia levou outros segmentos a adotá-la em sua gestão, inclusive escritórios de advocacia.

sexta-feira, 12 de junho de 2020

Atualizado em 10 de junho de 2020 13:57

t

Desenvolvida originalmente pela Intel Corporation, a metodologia OKR (Objectives and Key Results) foi implementada logo no primeiro ano de existência do Google. É uma metodologia simples, desenvolvida para estabelecer metas e indicadores-chave a serem mensurados um determinado período de tempo para que o objetivo estipulado pelos gestores e suas equipes seja atingido.

Diferentemente do planejamento anual, OKRs são definidos em conjunto pelos gestores e suas equipes. As metas determinadas são revisitadas trimestralmente, sempre com o objetivo de buscar melhorias para o cumprimento do objetivo principal da organização. E pode, assim, ser utilizada na gestão de escritório de advocacia.

O sucesso da aplicação desta ferramenta em empresas de tecnologia levou outros segmentos a adotá-la em sua gestão, inclusive escritórios de advocacia.

Acesse uma planilha de OKRs gratuita e comece agora a utilizar a metodologia também no seu escritório!

Como implementar OKRs dentro de escritórios de advocacia

Utilizar OKRs na advocacia exige o envolvimento de todos os níveis de organização do escritório, dos gestores aos associados. Somente assim será possível alcançar as metas estipuladas, além de se garantir que todos trabalhem conforme objetivos mensuráveis e, consequentemente, gerem resultados em uma meta compartilhada.

Justamente por isso, a metodologia se diferencia das metodologias tradicionais utilizadas pelas empresas, que determinam seus objetivos exclusivamente em uma abordagem top-down (de cima para baixo). Ou seja, em que as decisões são definidas pela gestão do escritório (sócios de modo geral) e repassadas aos demais colaboradores, sem a participação destes.

Metas tangíveis. Resultados possíveis.

Com uma planilha de OKRs você define objetivos mensuráveis e traça planos de ação. Assim, pode acompanhar de perto a evolução e garantir que todos do seu escritório participem desse processo.

  • OKRs devem, obrigatoriamente, conter números, evitando métricas que não impactam diretamente no resultado do objetivo proposto. Exemplo de métrica para ser evitada: curtidas no Facebook do escritório. Você aumenta o número de possíveis leitores, mas isso não significa efetivamente o número de clientes.
  • Todos devem ser definidos em conjunto entre gestores e colaboradores
  • Pelo menos 60% dos objetivos devem ser definidos em uma abordagem bottom-up, ou seja, em conjunto com os profissionais que atuarão para alcançá-los

Quando definidos da forma correta, os OKRs podem auxiliar na melhoria da produtividade dos profissionais, que deixam de focar apenas na realização das tarefas para destinar atenção ao cumprimento das metas estipuladas. Isso garante que as metas inter-relacionadas sejam alcançadas e o cumprimento dos objetivos gerais da corporação sejam atingidos.

Planilha gratuita para planejamento eficiente de metas e ações na advocacia

Para aplicá-los, é preciso compreender de que forma eles podem ser incorporados de acordo com o modelo de gestão de escritório de advocacia adotado. Afinal, para que essa metodologia apresente os resultados esperados, é necessário que eles façam parte da cultura organizacional do escritório.

As metas estipuladas até podem ser ambiciosas, mas os OKRs devem, necessariamente, ser possíveis de incorporar nas atividades do dia a dia da equipe. Afinal, adotar uma nova prática de gestão com foco em resultados requer alinhamento das metas junto à equipe que irá operacionalizar o trabalho. Ainda é preciso acompanhamento constante dos resultados por meio de indicadores mensuráveis.

Acesse, então, uma planilha de OKRs (objectives and key results) gratuita para acompanhar seus resultados e garantir o sucesso do seu escritório de advocacia

O segredo do sucesso está na sua organização

Esteja um passo à frente dos seus concorrentes e da crise. Invista de forma gratuita na sua atividade e veja exemplos de como colocar a organização em prática. Garanta, assim, seus lucros mesmo diante das adversidades

Acesse a planilha clicando aqui

Quer ficar por dentro das novidades sobre Software Jurídico? Faça seu cadastro e descubra os benefícios do SAJ ADV para o seu escritório.

t

_________

t*Athena Bastos é mestra em Direito e analista de conteúdo do SAJ ADV - Software Jurídico.

Softplan Planejamento e Sistemas Ltda

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca