MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Saiba como atuar na área do Direito Trabalhista

Saiba como atuar na área do Direito Trabalhista

No mercado jurídico, uma das áreas ditas como promissoras é a atuação com o Direito Trabalhista. Neste texto você encontrará dicas para iniciar carreira dentro dessa área que mais cresce no Direito.

quarta-feira, 22 de julho de 2020

Atualizado às 09:00

t

Para seguir qualquer carreira é necessário muito estudo e dedicação. Porém, dentro do mercado de trabalho, existem áreas que se destacam como mais promissoras que outras.

No mercado jurídico, uma das áreas ditas como promissoras é a atuação com o Direito Trabalhista. Você já cogitou ser advogado trabalhista, mas encontrou dificuldades para iniciar sua atuação?

Neste texto você aprenderá qual a função do advogado trabalhista, quais habilidades importantes para se destacar neste segmento e, também, dicas para começar uma carreira dentro de uma das áreas que mais crescem no Direito. Confira!

O que é Direito Trabalhista?

O Direito Trabalhista, também chamado de Direito do Trabalho ou Laboral, é responsável por regulamentar a relação entre empregadores e empregados.

Durante a trajetória profissional, é comum encontrar percalços que necessitam de auxílio da Justiça para solucionar eventuais irregularidades. O advogado trabalhista atua justamente neste momento, onde existe um desacordo entre trabalhador e empregador.

O objetivo do advogado trabalhista será sempre regular as relações entre as partes, podendo representar tanto os interesses da empresa quanto do colaborador.

Quais habilidades são importantes para o advogado trabalhista?

O ramo do Direito do Trabalho é muito ligado aos fatos, sendo assim, um grande diferencial presente no profissional da área trabalhista é a capacidade para realizar uma boa audiência.

É de extrema importância que um advogado trabalhista consiga realizar, com grande desenvoltura, uma audiência que seja capaz de extrair das testemunhas informações relevantes para validar os fatos.

Para início de carreira, é importante focar em especialização e atualização, pois o advogado trabalhista atua com uma justiça especializada, onde é necessário conhecer o conjunto de leis específicas para esse segmento.

Veja outras dicas para começar a atuar dentro da área do Direito Trabalhista:

#1 Conheça a Reforma Trabalhista

O advogado trabalhista pode se especializar em atuar com empresas ou pessoas físicas e, para ambos os casos, é necessário estar sempre atento às modificações legislativas, como a Reforma Trabalhista de 2017.

Desde o surgimento da CLT, foram diversas as mudanças na legislação trabalhista. A Reforma realizada em 2017 trouxe novidades para os empregadores e empregados, por conta disso, é importante estar atento às atualizações. Para saber mais sobre a Reforma Trabalhista de 2017, clique aqui.

#2 Acompanhe o avanço tecnológico

Para atuar com Direito Trabalhista é importante estar atento às novas oportunidades e tecnologias. A era digital é uma realidade presente no mundo jurídico, onde é necessário deixar a resistência de lado e utilizar as novas tecnologias para facilitar o seu trabalho.

Neste momento, consultar um banco de Jurisprudência completo e atualizado pode te auxiliar para elaborar uma boa audiência!

#3 Mantenha-se atualizado

O advogado trabalhista possui um perfil mais dinâmico, afinal, este mercado está em constante evolução. Atualmente, é comum os avanços serem acelerados, pois estamos inseridos na era tecnológica, e isso reflete na comunicação e fluxo de informações.

Para manter-se sempre atualizado, é importante realizar cursos de especialização, ler novos conteúdos em blogs e portais referências, assim como manter contato com outros advogados do ramo, com o intuito de trocar conhecimentos e experiências.

Atuar na área trabalhista, assim como em todas as vertentes do Direito, exige muito estudo e dedicação. Quer continuar recebendo conteúdos do mundo jurídico? Assine nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

_________

t*Camila Amaral é analista de Marketing Júnior na Advise. Responsável pela produção de conteúdo relacionado à tecnologia e Direito, com o intuito de gerar valor para o advogado.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca