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Atendimento Humanizado: Como aplicar no escritório jurídico?

O atendimento humanizado pode ser um grande diferencial para o seu escritório jurídico.

terça-feira, 20 de outubro de 2020

Atualizado às 08:12

 Imagem: Arte Migalhas

O atendimento humanizado está relacionado com o contato entre o atendente e o consumidor e a experiência proporcionada nesta troca. Sendo assim, consiste no conjunto de práticas que focam em atender e solucionar, de modo humano, os problemas do cliente.

No prática jurídica o cliente busca alguém para estar à frente da solução do seu problema judicial, onde o intuito é entender a fundo o problema e encontrar suporte para esclarecer dúvidas e conhecer as melhores alternativas para resolver o caso.

Desde o primeiro contato é importante que o cliente se sinta confortável e, principalmente, confiante! Por conta disso, o atendimento humanizado pode ser o diferencial que o seu escritório jurídico precisa para se destacar no mercado.

Neste texto você entenderá mais sobre o objetivo do atendimento humanizado, seus benefícios e como aplicá-lo na rotina do seu escritório. Confira!

Qual a importância do atendimento humanizado?

Em tempos onde a tecnologia é predominante, o cliente busca empresas que façam com que ele se sinta especial e que tenha um atendimento especializado. Nesse sentido, o atendimento humanizado entra como um importante diferencial para criar um ambiente onde ele se sentirá compreendido e próximo.

A experiência do atendimento humanizado está ligada com a comunicação, afinal, o modo e tom de voz utilizado em uma conversa é capaz de transformar a percepção do atendimento como um todo.

Direcionar a vivência do cliente para este tipo de atendimento é também uma estratégica de marketing jurídico, afinal, o objetivo é atender com o intuito de fidelizar o cliente e fixar a marca no mercado.

O atendimento humanizado é pautado em dois grandes valores: empatia e exclusividade. Desenvolver uma relação com o cliente pensando no lado dele e demonstrando atenção à sua necessidade irá causar um estreitamento na relação do escritório com ele.

Benefícios do atendimento humanizado

Existem inúmeros benefícios gerados pela implementação do atendimento humanizado no seu escritório jurídico.

Alguns deles são:

  • Fidelização de clientes;
  • Otimização de processos internos;
  • Melhores condições de trabalho;
  • Vantagem competitiva;
  • Confiança e credibilidade do cliente com o escritório;
  • Diferencial de mercado;
  • Cultura organizacional definida.

Ao optar por ter uma abordagem humanizada no seu atendimento, você pode aumentar o índice de satisfação dos seus clientes.

Quando o indivíduo é surpreendido por um diferencial no atendimento, ele falará sobre isso com os colegas e amigos próximos e você poderá ser indicado para um caso!

Como aplicar o atendimento humanizado no escritório jurídico

Para aplicar o atendimento humanizado no seu escritório jurídico são necessárias algumas mudanças internas, afinal, para atender melhor é preciso que exista uma cultura que reflita o cliente como foco principal.

Separamos algumas dicas que podem te ajudar a iniciar nesse processo:

Realize treinamentos voltados para o atendimento empático e amigável;

Mostre para todos os colaboradores a importância do atendimento humanizado;

Peça feedbacks para seus clientes e parceiros;

Estude o perfil do seu cliente;

Personalize seu atendimento. Por exemplo, chame sempre o cliente pelo nome.

Sempre atualize seu cliente, não o deixe muito tempo sem informações sobre os processos/casos.

Mantenha contato mesmo após o problema ser resolvido.

Use a tecnologia a seu favor. Automatize as tarefas repetitivas que demandam tempo e foque em dar atenção ao cliente.

Além disso, depois de estudar o perfil do seu cliente, você poderá coletar dados importantes para adaptar o atendimento conforme a necessidade existente.

Lembre-se: o importante é sempre sanar a necessidade de modo que o cliente se sinta seguro, confiante e à vontade.

Depositar total atenção ao atendê-lo, chamá-lo sempre pelo nome e estar sempre à disposição transformará a experiência do seu cliente, criando memórias positivas nele e mostrando que você trabalha com um propósito.

Conclusão

O atendimento humanizado é uma necessidade de mostrar ao cliente todo o valor que seu serviço entregará a ele. Um escritório jurídico que é caracterizado pela impessoalidade no atendimento, perderá diante de um escritório que oferece um atendimento diferenciado!

É inegável a importância dessa abordagem diante do mercado globalizado e marcado pelo tratamento personalizado em massa que está sendo construído com as tecnologias. Com ela, você poderá aumentar o índice de satisfação dos seus clientes.

Mostrar que seu escritório está preocupado verdadeiramente com a satisfação do cliente e que, desde o primeiro contato, você investe e prioriza a boa experiência dele trará bons retornos!

Para aprender mais sobre marketing jurídico, acesse o curso ministrado pelo advogado Eduardo Jabur que está disponível no Advise Play.

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 *Camila Amaral é analista de Marketing Júnior na Advise. Responsável pela produção de conteúdo relacionado à tecnologia e Direito, com o intuito de gerar valor para o advogado.

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