MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. A oitiva de testemunhas nas audiências virtuais e a preservação dos princípios constitucionais do contraditório, da ampla defesa e e do acesso à justiça

A oitiva de testemunhas nas audiências virtuais e a preservação dos princípios constitucionais do contraditório, da ampla defesa e e do acesso à justiça

Com o advento da pandemia de covid-19 e como forma de mitigar a rápida propagação do coronavírus, as audiências virtuais mostraram-se extremamente necessárias e eficazes para garantir a duração razoável do processo.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Atualizado às 13:47

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

As audiências virtuais não são novidade no nosso ordenamento jurídico. O Código Penal já previa a realização de atos processuais por videoconferência desde 2008 e o Conselho Nacional de Justiça, através da portaria 16/2015 já registrava a necessidade "impulsionar o uso de meios eletrônicos para a tomada de decisões" visando aprimorar a prestação jurisdicional.

Ademais, as audiências por videoconferência são citadas diversas vezes ao longo do Código de Processo Civil de 2015, tais como o artigo 236, § 3 que diz que "admite-se a prática de atos processuais por meio de videoconferência ou outro recurso tecnológico de transmissão de sons e imagens em tempo real".

O artigo 385, § 3, permite que a parte que viver em comarca distinta de onde tramita o processo, poderá prestar depoimento pessoal através de videoconferência. Também é permitido à testemunha a oitiva via videoconferência, na hipótese dessa viver em comarca diferente de onde tramita o processo, nos termos do artigo 453, § 1, sem prejuízo de participar inclusive de acareação, conforme dispõe o artigo 461 § 2. E ainda, o artigo 937 § 4º permite ao advogado a sustentação oral por meio de videoconferência, caso este não tenha domicilio profissional na mesma sede do Tribunal.

Com o advento da pandemia de covid-19 e como forma de mitigar a rápida propagação do coronavírus, as audiências virtuais mostraram-se extremamente necessárias e eficazes para garantir a duração razoável do processo, no entanto, a virtualização do ato processual trouxe consigo uma série de novos questionamentos ainda sem solução pelo Poder Judiciário.

Ocorre que, o meio telepresencial das audiências que requerem oitiva de partes e/ou de testemunhas nem sempre se mostra compatível com o devido processo legal, na medida em que, não permite ao Juízo constatar e nem assegurar o isolamento ou a incomunicabilidade das testemunhas e das demais pessoas envolvidas na sessão, de forma que se proceda a oitiva separada sem que uma ouça o depoimento das outras, nos termos dos art. 385, § 2º , 387 e 456 do Código de Processo Civil.

Outro ponto controvertido, é que o Código de Processo Civil apesar de facultar a prática de atos por videoconferência, dispõe que os juízos deverão manter equipamento para a transmissão e recepção de sons e imagens (art. 453, § 1º), ou seja, o órgão jurisdicional deve manter local e equipamentos apropriados para garantia da ordem processual.

Na prática, o que tem ocorrido é a oitiva de testemunhas fora da sede do órgão jurisdicional, com a possibilidade de interferências externas nos depoimentos, mediante comunicação da testemunha com a parte e com advogados, e, ainda, o acesso a documentos escritos durante o depoimento.

Ou seja, há enorme risco de violação ao devido processo legal, à ampla defesa e ao contraditório, e, portanto, a audiência realizada nessas condições poderá ser declarada nula.

O contraditório, a ampla defesa e devido processo legal, constituem garantias fundamentais e basilares no Estado Democrático de Direito inaugurado com a Constituição Federal de 1988. Por outro lado, o Código de Processo Civil estabelece um conjunto de normas relativas à produção de prova oral, de modo a garantir que tal prova seja segura juridicamente, válida, desembaraçada e, por consequência, legítima.

O grande dilema se dá entre o direito das partes de obterem em prazo razoável a solução integral do mérito, incluída a atividade satisfativa, e de outro, de ter assegurado o direito à ampla produção de prova, com todos os meios e recursos a ela inerentes.

Os defensores da inépcia das audiências virtuais defendem que possibilidade de gravação das audiências, com posterior disponibilização às partes, não suprem as inviabilidades demonstradas acima, considerando que o Juízo não tem uma visão periférica do entorno sob o qual a parte ou a testemunha estão a depor, ou seja, o juiz não tem como constatar eventual vício na manifestação.

Como visto, o tema é controvertido e sobre ele não há um consenso doutrinário ou jurisprudencial, mas a verdade é que, sendo possível a preservação dos princípios constitucionais do contraditório, da ampla defesa e do acesso à justiça (previstos, respectivamente, no artigo 5º, LIV, LV e XXXV, da CF de 1988), a realização de audiência telepresencial para a produção de prova oral, além de garantir a observância ao princípio da razoável duração do Processo, viabilizará a continuidade da prestação jurisdicional aos jurisdicionados e, com isso, a preservação da esfera jurídica das partes.

 

Kalhil Kalume

Kalhil Kalume

Advogado, sócio do escritório Kalume Advogados com especialização em Direito Processual Civil pela Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca