MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Vazamento de dados e as cinco principais fraudes para você se proteger

Vazamento de dados e as cinco principais fraudes para você se proteger

Os dados que foram vazados por si só já geram lucro para os criminosos virtuais. Mas não se esqueça que eles sempre querem mais, e sempre vão tentar retirar de você o seu dinheiro.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Atualizado às 10:33

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Tivemos uma péssima notícia dias atrás para o primeiro mês deste ano, como se não bastasse toda a situação do país em época de pandemia. Os dados de todos os brasileiros foram vazados, incluindo o de pessoas falecidas. Consequentemente os criminosos virtuais irão se valer destas informações para aplicar golpes, e aqui destacam-se as fraudes bancárias.

Que os dados são o novo petróleo já sabemos, e que eles são vendidos na tão falada Deep Web também. Mas como os criminosos fazem dinheiro com isto é o que merece destaque.

Eles se valem da famosa engenharia social utilizando técnicas de persuasão para que você não enxergue a situação em que está, e com isto subtraem de você o seu dinheiro. Por isso é importante destacar as principais fraudes aplicadas para que você se proteja:

PHISHING

O Phishing é uma maneira a qual os cibercriminosos utilizam para enganar o usuário a entregar informações pessoais como dados de cartão de crédito, CPF e senhas, fazendo isto através de um e-mail falso, ou também direcionando a um website falso.

Por isso, sempre avalie o remetente deste e-mail, o conteúdo para verificar erros de português e principalmente se te induz a clicar em algum link. Na dúvida, apenas aproxime o mouse que você irá enxergar para onde estaria indo.

SMISHING

O Smishing é um derivado de Phishing, mas se dá através de uma mensagem de texto (SMS) falsa, ou também direcionando a um website falso através de um link que está encurtado.

Esse link encurtado serve para esconder o real destino e induzir o usuário a clicar. Por isso, tome cuidado com mensagens de texto chamativas com promoções ou até mesmos ameaças.

TYPOSQUATTING

O Typosquatting é a união de "typo" (tipografia) e squat (ocupar), e muitas vezes é conhecido como "desvio URL", ou seja, sequestro de URL. Os criminosos virtuais registram nomes de domínio que se parecem com outros domínios reais, aguardando as vítimas acessarem as páginas criadas e consequentemente obterem as informações que precisam. Quanto mais dados seus ele tiver, mais lucro virá.

BOLETO BANCÁRIO FALSO 

Existem contas mensais que são pagas especialmente via boleto bancário. Contas de consumo, mensalidades escolares, planos de saúde e etc. O criminoso virtual agora sabe qual o seu pacote de internet, aonde o seu filho estuda e qual o seu plano de saúde. Para evitar prejuízo financeiro, grave isto: boletos como conta de luz e pacote de internet sempre terá quatro blocos de doze números para pagamento em cima do código de barras. Já os boletos de cobrança tradicionais, são oito blocos com vários números, sendo que o no meio deles é que identifica a pessoa física que irá receber os valores. Na dúvida, compare com a conta passada antes de pagar.

GOLPE DO WHATSAPP

Infelizmente ganhou mais força com a pandemia. Os criminosos entram em contato com as vítimas com o intuito de obter o código sob a promessa de algo. Neste momento, o golpista consegue ativar o Whatsapp em seu aparelho tendo acesso a todos os contatos, aplicando o golpe mais conhecido dos últimos anos, que é solicitando valores para contatos como Pai, Mãe, Esposa (o) e amigo, contando sempre uma história que demonstre urgência em obter os valores.

Por isso, nunca passe o código recebido e ative a autenticação de dois fatores que impedirá o mesmo de instalar o aplicativo sem a inclusão desta senha.

E se você receber uma mensagem com pedido de valores e identificar que se trata de um golpista, prossiga a conversa até obter os dados bancários para depósito, pois com isto você poderá denunciar a prática junto a instituição responsável e consequentemente ajudar outras pessoas que eventualmente caiam neste golpe.

 

Fernanda Tasinaffo

Fernanda Tasinaffo

Advogada no Escritório Tasinaffo, especialista em Direito Digital, Ouvidora no Pagbank e Perita Grafotécnica e Documental.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca