MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. ADI 3526 e os riscos à inovação biotecnológica

ADI 3526 e os riscos à inovação biotecnológica

Da constitucionalidade da Lei de Biossegurança.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Atualizado às 19:17

 (Imagem: Imagem Migalhas)

(Imagem: Imagem Migalhas)

A ADI 3526 foi proposta pelo procurador-geral da República em 2005, o então titular sr. Cláudio Fonteles, para a declaração de inconstitucionalidade de artigos da lei 11.105/2005 que tratam da competência e deliberações conferidas à Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) - artigo 6º, inciso VI; artigo 10; artigo 14, incisos IV, VIII, XX e os parágrafos 1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 6º; artigo 16, inciso III do parágrafo 1º e parágrafos 2º, 3º, 4º, 5º 6º e 7º ; artigos 30, 34, 35, 36, 37 e 39.

Em apertada síntese, o procurador-geral da República alegou que os dispositivos supramencionados da lei 11.105, de 24 de março de 2005, a pretexto de regulamentar os incisos II, IV e V do art. 225 da Constituição Federal, estão eivados de inconstitucionalidade por vício material, sob os seguintes fundamentos: a) afronta à competência comum da União, dos Estados e Municípios em proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas; b) não aplicação do princípio da precaução à engenharia genética, diante da dispensa de estudo prévio de impacto ambiental (EIA) nas atividades relacionadas à biossegurança (art. 225, §1º, inciso IV); c) não observância do princípio democrático - democracia participativa e d) violação à coisa julgada matéria (art. 5º, inciso XXXVI).

Naquele mesmo ano (2005), após dois anos de intensos debates com a comunidade científica, sociedade civil e os ministérios da Agricultura, da Ciência e Tecnologia, da Saúde e do Meio Ambiente, entre outros, o Congresso Nacional aprovou a atual Lei de Biossegurança, lei 11.105/05 e outorgou à CTNBio competência para deliberar sobre a segurança dos organismos geneticamente modificados sob o aspecto de saúde humana, animal e ambiental.

Para uma adequada compreensão do papel desempenhado pela CTNBio não basta olharmos para a lei 11.105; é preciso que se faça uma avaliação destes mais de 15 anos transcorridos entre a publicação da lei - e propositura da ADI 3526 - e o ano que nos encontramos. Foram 238 reuniões ordinárias de plenárias e 21 reuniões extraordinárias; concedidos mais de 456 Certificados de Qualidade em Biossegurança (CQB) para instituições públicas e privadas que pesquisam, desenvolvem, analisam e avaliam Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) no Brasil; aprovados cerca de 110 eventos de plantas transgênicas de culturas de soja, milho, algodão, feijão, eucalipto e cana-de-açúcar1 e 40 microrganismos com aplicação na indústria nacional.

Políticas públicas destinadas à biossegurança e OGMs passam por evidente e alto nível de complexidade e tecnicidade, e não foi outra a opção do legislador senão pela criação de uma comissão  que é composta por um órgão colegiado multidisciplinar com 27 membros titulares, sendo 12 especialistas das áreas de saúde humana e animal, em efetivo exercício profissional, bem como por 1 (um) representante de cada Ministério interessado (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Ministério da Saúde; Ministério do Meio Ambiente; Área de Desenvolvimento Agrário; Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços; Ministério da Defesa; Secretaria de Aquicultura e Pesca, Agricultura Familiar e Ministério das Relações Exteriores) e 1 (um) especialista de cada uma das seguintes áreas: defesa do consumidor; meio ambiente; biotecnologia; agricultura familiar e saúde do trabalhador.

Os 27 membros titulares do órgão colegiado da CTNBio devem possuir reconhecida competência técnica, grau acadêmico de doutor e destacada atuação nas áreas de biossegurança, biotecnologia, saúde humana, animal ou meio ambiente designados pelo Ministro da Ciência e Tecnologia. É sobre esta comissão multidisciplinar, altamente técnica e especializada, que faz uma análise rigorosa de cada OGM aprovado no Brasil, que o iminente julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) se debruçará.

Além de plantas, a CTNBio avalia e aprova vacinas para uso clínico animal e humano, como por exemplo, influenza e tétano equino e vacina contra a dengue, totalizando por volta de 43 vacinas2 aprovadas até o momento no Brasil.

Destaque-se a recente aprovação pela CTNBio da vacina para COVID -19 desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Assim, a CTNBio avaliou a biossegurança do OGM, conquanto coube à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar a autorização temporária para uso emergencial e registro da vacina - em perfeita harmonia de competências entre os órgãos.

Eventual decisão pela procedência desta ADIN pode retirar da CTNBio a competência e legitimidade para deliberar se um OGM é potencialmente poluidor ao meio ambiente, um pilar fundamental da lei 11.105/2005 e do funcionamento da CTNBio.

Quando lidamos com a biotecnologia na agricultura, fica evidente o incremento nos níveis de produtividade observados desde a introdução do primeiro OGM no campo na década de 90 até os dias de hoje, o que se fortaleceu no Brasil com a lei 11.105/2005, e a consistente aprovação e adoção de eventos de biotecnologia nas culturas do algodão, do milho e da soja, com taxas de adoção em patamares superiores a 90% da superfície cultivada.

Graças a lei 11.105/2005 e ao sistema de avaliação de risco robusto estabelecido e praticado pela CTNBio, a adoção dessas tecnologias no campo foi largamente assegurada e reconhecida, trazendo não apenas benefícios à produtividade e à menor pressão por terras e recursos naturais, mas também gerando estímulos econômicos expressivos com excedentes de exportação e de abastecimento interno.

Vale consignar que não há (como se procura pela ADI 3526) afronta à competência comum da União, Estados e Municípios em proteção ao meio ambiente, já que a existência de um órgão altamente capacitado e multidisciplinar, criado para estabelecer normas técnicas de segurança e emitir pareceres técnicos, não impede que os estados exijam licenciamento ambiental de qualquer OGM quando a CTNBio deliberar que tal atividade é potencialmente causadora de significativa degradação ao meio ambiente.

Não poderia caber a outro órgão tomar decisões que envolvam avaliação de um OGM; isto não impede que estudos de impacto ambiental sejam realizados quando for tecnicamente recomendável.

A lei 11.105/2005 veio para efetivar a segurança e fiscalização de atividades que envolvam organismos geneticamente modificados no Brasil, fazendo-o de forma a regulamentar a CF 225 § 1.º II, IV e V. Não se pode, como pretende por esta ADI, invocar o princípio da precaução para atacar justamente a lei que trouxe maior rigor científico e institucional na avaliação de OGM - ou seja, a Lei que veio a cristalizar o respeito ao princípio da precaução em matéria de biossegurança.

É a avaliação técnica de risco (vide a formação especializada do corpo deliberativo), transparente (são realizadas reuniões abertas ao público, audiências públicas quando necessário, dentre outras características pró democráticas) e multidisciplinar (como ilustração, veja-se todos os ministérios integrantes), empreendida pela CTNBio, que garante a persecução dos valores constitucionais e a segurança dos organismos geneticamente modificados introduzidos no país. Não se deve confundir princípio da precaução com a busca irreal por verdades científicas, e tampouco entender-se que estudos prévios de impacto ambiental são os únicos instrumentos indispensáveis para uma avaliação de risco satisfatória antes da aprovação de qualquer OGM.

Por estas razões e outras é fundamental à inovação biotecnológica que se reconheça a constitucionalidade da lei 11.105/2005 em seus artigos questionados e mantenha-se as competências da CTNBio em sua integralidade. Os incentivos à biotecnologia no país estão intimamente ligados ao aparato normativo e institucional trazido por esta lei.

Arthur Gomes

Arthur Gomes

Formado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Trabalhou em departamentos jurídicos de companhias como BASF, JHSF e CHS, atuando com temas regulatórios, financeiros, imobiliários e de propriedade intelectual. Desde 2019 ocupa a posição de Gerente Jurídico da CropLife Brasil.

Patrícia Fukuma

Patrícia Fukuma

Formada em Direito pela PUC-SP, com mais de 25 anos de atuação na área de biotecnologia e direito sanitário. Fundadora do Fukuma Advogados e Consultores Jurídicos, indicado entre os melhores escritórios da área sanitária pelo Análise Editorial Advocacia 500.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca