MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Para alcançar suas metas em 2021, tenha seu próprio KPI

Para alcançar suas metas em 2021, tenha seu próprio KPI

Importante ferramenta no mundo corporativo, o KPI pode ser ajustado para o gerenciamento de carreiras e utilizado como um indicador de performance pessoal, que permite ao profissional mensurar o próprio progresso por resultados, e manter o foco no objetivo.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Atualizado às 13:59

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Você já deve ter ouvido falar dos KPIs, sigla em inglês para "principais indicadores de desempenho", que medem a eficácia com que a organização está atendendo os objetivos essenciais do negócio. Equipes, departamentos e organizações iniciam os KPIs para que eles se espalhem por toda a organização.

Peter Drucker tem uma famosa frase que diz "o que é medido é gerenciado e o que é gerenciado é aprimorado".

Ela é uma ferramenta importante no setor empresarial, e com os devidos ajustes pode ser utilizada também na gestão das nossas carreiras, a fim de alcançarmos sucesso profissional.

Mas como incluir KPIs pessoais em nossa rotina?

Um indicador de performance pessoal permite que você exercite uma espécie de "autocoaching", considerando que deverá manter o foco em sua meta e medir o progresso por resultados, não por horas gastas na tarefa.

O primeiro passo, é entender o que você realmente quer, onde você está e onde você quer chegar. Para isso, faça-se as seguintes perguntas:

  • Qual é o seu resultado desejado?
  • Por que esse resultado é importante?
  • Quando pretende conseguir?
  • Como você medirá o seu progresso?
  • Como você saberá se teve sucesso (quais as evidências)?
  • Quem será afetado pelos meus objetivos?
  • Com que frequência você revisará seu desenvolvimento?

Cabe lembrar que esse rol não é taxativo, portanto, faça-se as perguntas que julgar pertinentes!

Tendo as suas respostas, em seguida utilize o modelo SMARTEN UP para definir a sua meta.

O SMARTEN UP nada mais é do que o modelo SMART - que propõe que a meta deve ser específica, mensurável, atingível, relevante e definida no tempo - acrescido dos seguintes fatores:

- Entusiasta: seu objetivo deve mantê-lo inspirado durante todo o processo, caso contrário as chances de você desistir da sua meta aumentam;

- Natural: leve em consideração seus instintos naturais, sua meta deve estar de acordo com suas verdadeiras necessidades, valores e crenças.

- Entendimento: as pessoas de seu convívio mais próximo devem entender a importância desse objetivo para você. A compreensão e o apoio deles será fundamental durante a sua caminhada, não tenha medo de ter conversas transparentes e de pedir feedbacks.

- Preparado: prepare-se para as reações negativas que podem vir de outras pessoas, afinal, nem todo mundo irá se esforçar para entender (ou simplesmente respeitar) o seu objetivo. E lembre-se: os outros não estão focados em obter os resultados que você está buscando. 

Na maioria das empresas, os colaboradores têm como obrigação administrativa trabalhar com metas anuais, definidas pelo próprio profissional com apoio do seu gestor. Mas, verdade seja dita: são muitos os que não levam essa prática a sério e acabam registrando metas que em nada modificam sua rotina de profissional, porque apenas querem "cumprir tabela".

Adotar esse tipo de postura não deixa de ser um grande desperdício de oportunidade, pois dependendo do ambiente de trabalho você terá todo o apoio - da equipe e da liderança - para se desenvolver, evoluir e progredir na carreira.

Os KPIs pessoais funcionam basicamente da mesma forma que essas exigências corporativas, com a diferença de que não estamos restringindo as metas a questões profissionais, o que traz ao indivíduo um desafio ainda maior: ter a disciplina e força de vontade de conduzir o processo completamente sozinho.

E como você conseguirá sentir o impacto do seu esforço?

Para isso, é importante estabelecer uma forma de mensuração de resultados. Se se tratar de uma meta comportamental, não esqueça que o seu "termômetro" serão as pessoas que convivem com você. Funciona como uma campanha eleitoral: quem elegerá o seu "novo EU melhorado" serão os outros, seus eleitores, as pessoas que acompanharam o processo, e não você. Eles dirão se sentiram a diferença que você pretendia alcançar ou não.

Independentemente do que deseja, meça seu progresso através de relatórios, planilhas ou aplicativos, como o Trello. E não dê passos que sejam maiores do que suas pernas: concentre-se em metas pequenas - alcançáveis - e não megalomaníacas, caso contrário será difícil conseguir manter sua motivação por muito tempo.

Dê a si mesmo a oportunidade de se colocar no caminho do sucesso. Mudanças são essenciais para quem quer evoluir, e elas acontecem passo a passo.

 

Lúcia Choi

Lúcia Choi

Advogada, executive coach, especialista em Inteligência Emocional, Desenvolvimento Comportamental e Neuroliderança.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca