MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Software jurídico em núcleos de ensino jurídico

Software jurídico em núcleos de ensino jurídico

As faculdades que adotam a tecnologia já no processo de ensino, contudo, costumam se destacar, sobretudo porque preparam os futuros advogados e advogadas para a realidade da advocacia.

quarta-feira, 10 de março de 2021

Atualizado às 17:40

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

É consenso entre os meios jurídicos que o ensino do Direito ainda tem um longo caminho para que possa se adaptar às mudanças contemporâneas. E isto não significa apenas estar em dia com a legislação, mas também capacitar profissionais para as melhores práticas do mercado.

As faculdades que adotam a tecnologia já no processo de ensino, contudo, costumam se destacar, sobretudo porque preparam os futuros advogados e advogadas para a realidade da advocacia: uma profissão que exige, além da interpretação jurídica, elementos de administração de escritórios. E aqui está o segredo que muitas instituições deveriam adotar.

Com o objetivo de formar profissionais do Direito mais preparados para encararem a realidade atual do mercado jurídico, as universidades e faculdades devem passar a considerar o uso de um software jurídico em sua grade curricular.

A adoção das novas tecnologias na prática jurídica já é uma realidade em muitos escritórios de advocacia. 

Durante a formação profissional do estudante de Direito, adquirir habilidades estritamente técnicas não é o bastante para se destacar no mercado de trabalho. Diante da intensa concorrência, é cada vez mais exigido dos advogados recém-formados, conhecimentos em áreas estratégicas para gerenciar a banca como um negócio. Nesse sentido, compreensão sobre temas como finanças, gestão de pessoas, relacionamento com o cliente e marketing jurídico são essenciais.

Seja qual for a trajetória que o profissional seguir em sua carreira profissional, a adaptação às práticas modernas para a atuação jurídica é imprescindível.

Apesar desta ser uma tendência no Direito, as faculdades ainda têm dificuldade de adequar os currículos à realidade atual do mercado, deixando no segundo plano uma formação mais modernizada.

Pelo fato de os escritórios de advocacia mais consolidados já utilizarem um software jurídico para automatização das suas principais atividades, as universidades precisam incentivar o aprendizado das novas tecnologias aliadas ao exercício jurídico. O que pode ser realizado dentro dos núcleos de prática jurídica.

A iniciativa contribui para que os estudantes vivenciem a rotina de um escritório de advocacia moderno.

Com a popularização do processo digital, a atuação dos profissionais do Direito vem se modificando constantemente, assim como a dinâmica da prestação de serviço jurídico. Torna-se cada vez mais necessário que as instituições educacionais adotem em sua rotina o uso de um software jurídico.

As vantagens da adoção do processo digital no escritório modelo são inúmeras. É possível eliminar pastas físicas e fazer a gestão de processos com um software jurídico como o SAJ ADV, por exemplo.

O SAJ ADV permite a criação de usuários dentro do sistema e mantém um histórico das informações do processo, o que contribui, inclusive, para a rotatividade demandada dentro dos núcleos de prática jurídica.

Com uma interface intuitiva, inteligência artificial e notificações, o sistema também oferece maior controle sobre os processos cadastrados. Mas há outras ferramentas que podem contribuir para o aprendizado, como o propositor de documentos e o financeiro.

Com o propositor de documentos, a instituição pode manter cadastros de modelos padronizados entre os alunos, o que facilita a produção e a correção das peças antes do peticionamento.

Por fim, o armazenamento online de documentos gera segurança e praticidade, até mesmo na troca de documentos junto aos eventuais clientes dos núcleos de prática jurídica.

Faça seu cadastro e experimente os benefícios do SAJ ADV - software jurídico por 7 dias sem compromisso

Athena Bastos

Athena Bastos

Mestra em Direito e analista de conteúdo do SAJ ADV - Software Jurídico.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca