MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. As diferenças entre um software em nuvem e um software instalado

As diferenças entre um software em nuvem e um software instalado

Toda mudança gera um trauma. Você termina um casamento de 12 anos [com um software jurídico]. Mas isso faz parte da evolução do ser humano.

quinta-feira, 11 de março de 2021

Atualizado às 14:36

Início do século XXI. A internet ganha cada vez mais espaço, mas ainda está longe do alcance que possui hoje, com uso por 74% da população. Os escritórios começam o processo de modernização, seguindo tendências globais de gestão e performance. Surgem os softwares, ainda que em menor escala e em formatos distintos dos atuais.

Os primeiros sistemas de gestão ainda não eram em nuvem. Eram instalados em máquinas próprias para uso dos escritórios. Acesso pelo smartphone, então, não era nem uma possibilidade no início do século. Mas os tempos mudam - e os negócios também.

Qualquer transformação é difícil. Portanto, é compreensível o motivo pelo qual diversos escritórios ainda não adotaram ferramentas em nuvem. Contudo, como o advogado Airton Menezes comenta: "toda mudança gera um trauma. Você termina um casamento de 12 anos [com um software jurídico]. Mas isso faz parte da evolução do ser humano [...]".

Benefícios de um sistema de gestão em nuvem

Durante muito tempo, os profissionais tiveram de acompanhar a tecnologia, literal ou metaforicamente. Pense, por exemplo, nos grandes computadores. Não era possível carregá-los de um lado para o outro, como fazemos com nossos notebooks e celulares. Mas a verdade é que a questão vai além disso.

Um software jurídico em nuvem quebra barreiras. Já não existe aquele notebook; existe a sua gestão. A qualquer hora, a qualquer lugar, através de qualquer ferramenta. O sistema em nuvem veio romper com os empecilhos da materialidade: não há limites à sua vontade.

E a liberdade é também segura. "E se meus dados sumirem?". Dados somem também em sistemas que não viajam junto a você. Inclusive, os riscos levaram a medidas que, quiçá, tornem a tecnologia em nuvem ainda mais segura. Afinal, backups são realizados rotineiramente. E sobre a LGPD, cabe lembrar que a lei vale para dados online ou offline: não há escapatória.

Não somente os dados, contudo, estão em segurança. Também a própria rotina do escritório. 2020 foi um ano alarmante para quem não contava com a tecnologia. Mostrou, por um lado, a necessidade de correr contra os imprevistos, em uma gestão de riscos que engloba o processo de oferta do serviço. Por outro, mostrou que o digital é viável mesmo no meio jurídico.

Home office, anywhere office, nômades digitais. Experiências de trabalho que tendem a ganhar espaço nos próximos anos e cujo formato tem adesão de muitos escritórios de advocacia.

O que possibilita tudo isso? Um sistema de gestão em nuvem, que pode ou não vir aliado à marca da presença. Escritórios físicos ou digitais: a escolha está em seu poder. A tecnologia se adapta a você, caminha com você e não o contrário.

O que um software em nuvem oferece?

A verdade é que um software jurídico em nuvem oferece tudo o que um instalado oferece e muito mais.

  • Acesso remoto às informações do seu escritório;
  • Liberdade para trabalhar de qualquer lugar;
  • Possibilidade acesso via smartphone ou desktop;
  • Independe de equipamentos exclusivos sujeitos a deterioração;
  • Comunicação entre equipe;
  • Backups rotineiros.

Seja mestre da sua própria rotina na advocacia e aposte, então, no poder da tecnologia e tenha seus dados, processos e documentos a um clique de distância.

Confira aqui todos os benefícios.

Faça seu cadastro e experimente os benefícios do SAJ ADV - software jurídico por 7 dias sem compromisso

Athena Bastos

Athena Bastos

Mestra em Direito e analista de conteúdo do SAJ ADV - Software Jurídico.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca