MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. O prazo de obra e a pandemia do novo coronavírus

O prazo de obra e a pandemia do novo coronavírus

É possível e provável que as empresas já estejam suportando grandes prejuízos por conta da decretação da Covid-19 como sendo uma pandemia global pela OMS.

sexta-feira, 12 de março de 2021

Atualizado às 13:07

 (Imagem: Arte Migalhas.)

(Imagem: Arte Migalhas.)

A OMS, no dia 11 de março de 2020, declarou a pandemia por Covid-19, doença causada pelo coronavírus denominado SARS-CoV-2. Diante do alto risco de contaminação, medidas de contenção foram adotadas em todos os países. Pessoas com restrições de locomoção, contato físico e o fechamento do comércio foram algumas das inúmeras ações para prevenir a propagação da doença.

Não é difícil deduzir que todos os setores da economia foram atingidos. Diante desse cenário, em que as formas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde para combater a propagação do novo coronavírus foram o isolamento social e a quarentena, alguns decretos foram regulamentados para que apenas os serviços e atividades considerados essenciais não fossem paralisados.

Dentre as ordens emanadas do Chefe do Executivo, o decreto 10.282, de 20 de março de 2020, especificamente no art. 3º, §1º, inciso LIV trouxe a atividade da construção civil como serviço essencial, de modo que, em tese, não haveria paralização nesse setor.

Acontece que mencionado Decreto não afasta os atos a serem praticados pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios, que têm competência concorrente para legislar sobre saúde pública, conforme esclarece o artigo 23, inciso II, da CF de 1988 (ADI 6341 MC-Ref / DF ). Dessa forma, Estados e Municípios passaram a legislar sobre tal celeuma. Como exemplo, o município de Goiânia, o Estado de Pernambuco, Ceará e Paraná chegaram a determinar a paralisação das atividades no setor da construção civil.

Fato é que mesmo se todos os entes federativos concordassem com a essencialidade do serviço de construção civil e que não houvesse a paralisação das atividades, da mesma forma haveria afetação, uma vez que existe a falta ou alto custo dos insumos. Uma pesquisa realizada no final do ano de 2020 pela Confederação Nacional da Indústria mostrou que 68% dos empresários relataram falta de algum material para produção e 82% afirmaram que os preços das matérias-primas subiram em relação ao que havia antes da crise. Clique aqui.

De um lado, empresas e os compromissos assumidos com os compradores, clientes, fornecedores, empregados, dentre outros. E do outro lado, escassez de insumos e altas dos preços. Essa sucessão de acontecimentos, inevitavelmente, paralisou as construções e incorporações que estavam em andamento.

Nesse contexto, muitos questionamentos surgiram acerca do cumprimento dos contratos de incorporação imobiliária. Se podem existir atrasos em tempos normais, agora com a pandemia os cronogramas das obras poderão e, provavelmente, já estão sofrendo impactos extremos.

De modo geral e em tempos normais, os contratos de promessa de compra e venda de imóvel estabelecem a fixação de um prazo após a data prevista para a entrega da obra. Mencionado prazo é denominado "Período de Tolerância". O STJ reconhece a validade do prazo de tolerância, desde que fixado até o limite de 180 dias (REsp 1.582.318).

Esse período de tolerância é reconhecido como fator de mitigação dos riscos da atividade, pois atenua os fatores de imprevisibilidade que costumeiramente afetam a construção civil, como o excesso de chuvas ou a escassez de mão de obra (REsp 1582318/RJ, Rel. Ministro RICARDO VILLAS BÔAS CUEVA, TERCEIRA TURMA, julgado em 12/9/17, DJe 21/9/17).

Nota-se que, mesmo com a possibilidade de aplicação do prazo de tolerância, o reconhecimento da pandemia ocorreu em março de 2020, ou seja, há 01 ano atrás, o que extrapola e muito o que fora decidido pelo STJ. Ademais, importante esclarecer que a pandemia de Covid-19 não se enquadra nos riscos normais de uma construção. Trata-se de uma situação imprevisível e extraordinária, diferente daquelas questões habituais, um caso fortuito, calamidade pública nunca antes ocorrida e, portanto, não prevista em lei até agora.

Nesse cenário, passou-se a discutir os efeitos jurídicos decorrentes nos contratos, invocando-se os institutos do caso fortuito e da força maior. O ordenamento jurídico prevê o caso fortuito ou de força maior no Art. 393 do Código Civil, delimitando a isenção de responsabilidade (quebra do nexo causal). Ainda, no parágrafo único caracteriza sua ocorrência, afirmando que "o caso fortuito e de força maior verifica-se no fato necessário, cujos efeitos não era possível evitar ou impedir".

Assim, tratando-se de inadimplemento decorrente de caso fortuito, impõe-se o reconhecimento da ausência de culpa das construtoras e o retorno destas ao status quo ante, desacompanhado do pagamento de perdas e danos, bem como da aplicação de cláusulas penais, haja vista a presença de causas excludentes da responsabilidade civil.

Espera-se do Poder Judiciário uma avaliação de ampla ponderação, bem como o exame detalhado, dadas as consequências e impactos da COVID-19, ao cumprimento das obrigações contratuais pelas construtoras e incorporadoras. É possível e provável que as empresas já estejam suportando grandes prejuízos por conta da decretação da COVID-19 como sendo uma pandemia global pela OMS.

Camila Faria Gonçalves da Silva

Camila Faria Gonçalves da Silva

Coordenadora do Escritório Mascarenhas Barbosa Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca