MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. A decisão da Indonésia de vacinar jovens antes de idosos é benéfica para a economia do país

A decisão da Indonésia de vacinar jovens antes de idosos é benéfica para a economia do país

Daniel Toledo

Diferente do que vem acontecendo na maioria dos países, as autoridades da Indonésia começaram a aplicar as vacinas inicialmente em pessoas mais jovens.

sexta-feira, 19 de março de 2021

Atualizado às 12:42

 (Imagem: Arte Migalhas.)

(Imagem: Arte Migalhas.)

A vacinação em massa é certamente uma maneira de melhorar a situação que a pandemia causou no mundo. No entanto, a metodologia de aplicação vem sendo, em sua maioria, voltada para pessoas em situação de risco, como profissionais da saúde e idosos.

No entanto, diferente do que vem acontecendo na maioria dos países, as autoridades da Indonésia começaram a aplicar as vacinas inicialmente em pessoas mais jovens, com idade entre 18 e 59 anos, priorizando aqueles que comprovem que estão exercendo suas profissões e precisam sair de casa para trabalhar de fato.

Diante da solução adotada, que é a vacinação de idosos em um primeiro momento, é possível dizer que esse método tem suas vantagens, visto que são as pessoas que trabalham fora que estão mais expostas ao vírus e podem levá-lo para casa, acabando por infectar os mais frágeis. Por consequência, a imunização desses indivíduos pode interferir na cadeia de transmissão da coronavírus e diminuir a contaminação no país.

Em contrapartida, o Brasil segue em um caminho diferente. Embora a vacinação tenha começado no final do mês de janeiro, o país vem enfrentado diversos problemas relacionados a distribuição e a disponibilidade das vacinas, considerando que não houve acordo prévio com as marcas que as ofereceram em 2020.

O sistema aderido pela Indonésia, que possui um número maior de habitantes e menor poder aquisitivo, pode ser um bom exemplo para governadores e autoridades responsáveis pela saúde no Brasil. Afinal, não é fechando negócios e empresas que as questões relacionadas à pandemia serão solucionadas, e sim o oposto pode ocorrer, como o pânico, falta de dinheiro para insumos básicos, fome e até mesmo suicídio.

Essa opção pode oferecer inúmeros benefícios à economia, mas é especialmente positivo para a população, que terá condições de trabalhar e prover para sua família sem precisar de políticas assistencialistas de governos, que causam ainda mais danos aos caixas públicos.

Daniel Toledo

Daniel Toledo

Advogado do escritório Toledo Advogados Associados. Especializado em Direito Internacional. Consultor de negócios. Palestrante. Membro da Comissão de Direito Internacional da OAB/SP e Santos.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca