MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. A mediação como forma alternativa de solução de conflitos

A mediação como forma alternativa de solução de conflitos

A mediação poderá ser "pré-processual" ou processual em já havendo um litígio instaurado, sendo um procedimento inteiramente consensual pelo qual as partes envolvidas nomeiam um terceiro - o mediador - com o objetivo de facilitar a comunicação entre elas.

segunda-feira, 19 de abril de 2021

Atualizado às 12:23

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

O instituto da mediação foi previsto no artigo 694 do novo Código de Processo Civil (lei 13.105 de 16 de Março de 2015) e vem sendo um grande avanço na solução consensual de conflitos de controvérsias, na qual o Juiz poderá dispor do auxílio de profissionais multidisciplinares, os quais serão os "Mediadores".

De acordo com o artigo 695 do mesmo ordenamento, o Juiz ordenará a citação do réu para comparecer a audiência de mediação e conciliação, com antecedência mínima de 15 dias, sendo curioso atentarmos ainda para o fato de que o mandado contenha apenas os dados necessários para a audiência e estará desacompanhado de cópia da petição inicial.

Assim, a citação deverá ser feita na pessoa do réu, sendo que na audiência as partes deverão estar acompanhadas de seus advogados ou de defensores públicos.

Da leitura deste artigo resta clara a intenção do legislador de conceder empoderamento e autonomia para que as partes, em compreendendo os interesses e possibilidades do lado oposto, estejam dispostas a firmarem uma composição, tendo o eventual termo de acordo natureza de título executivo.

A mediação poderá ser "pré-processual" ou processual em já havendo um litígio instaurado, sendo um procedimento inteiramente consensual pelo qual as partes envolvidas nomeiam um terceiro - o mediador - com o objetivo de facilitar a comunicação entre elas e auxiliá-las a buscar, por si mesmas, uma solução ao conflito.

O sucesso da mediação consiste no fato de que as partes envolvidas no conflito, naturalmente eivadas por suas emoções e aflições, dificilmente conseguem vislumbrar uma solução para o impasse. Todavia, o mediador, sendo uma pessoa isenta e com visão imparcial do conflito, conhecedor de técnicas específicas, busca orientar as partes de modo a reestabelecer a comunicação entre elas, dessa forma, facilitando a construção por elas mesmas de uma solução amigável para o conflito.

A mediação não vem sendo utilizada apenas para casos de conflitos familiares, mas também para "quaisquer conflitos na esfera cível", e vem crescendo fortemente no Brasil.

Para isso, o NCPC inovou ao trazer uma seção própria destinada à regulamentação da função dos mediadores e dos Centros de mediação, incitando os Tribunais de todo o país a criarem centros judiciários específicos para a solução consensual de conflitos ("CEJUSC's"), dispensando para tanto, a morosidade judicial enfrentada atualmente pelas partes litigiosas.

Dessa forma, importante ressaltar que a Mediação prévia trazida pelo NCPC, busca dirimir conflitos que abordam questões inerentes à esfera CÍVEL, sendo possível, de acordo com o texto legal, a realização de mais de uma sessão de mediação, desde que necessária para a composição amigável das partes.

Referida imposição legislativa auxiliará no diálogo pós-conflito entre Partes litigantes, trazendo a oportunidade para que elas se entendam, de certa forma, o lado da outra, reduzindo consideravelmente, as custas judiciais e o tempo para a resolução de um problema.

Importante ponderar que independentemente da mediação Judicial, existem ainda as Câmaras de mediação e arbitragem extrajudiciais, sendo que a "mediação on-line", feita através de plataformas digitais, se fortaleceu muito na pandemia, priorizando a humanização e modernização do sistema judiciário.

Isto porque, nos tempos atuais, é preciso entender e nos adaptarmos com as soluções digitais, as quais existem a nosso favor, para que possamos poupar tempo e custos desnecessários, já que é claro que existem casos nos quais os encontros presenciais são estritamente necessários, mas muitos conflitos podem ser solucionados apenas através das ferramentas digitais, as quais poderão ocorrer de forma segura e sem a necessidade de encontros presenciais.

Renata Fiterman Grinblat

Renata Fiterman Grinblat

Advogado do escritório Falcioni Advogados Associados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca