MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Insegurança jurídica e covid-19 são os maiores sinais de alerta para negócios em 2021

Insegurança jurídica e covid-19 são os maiores sinais de alerta para negócios em 2021

Levantamento da Allianz aponta que negócios de todo o mundo têm esses como os maiores desafios para o ano

quinta-feira, 22 de abril de 2021

Atualizado às 12:26

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Divulgado anualmente desde 2011, o Allianz Risk Barometer é um dos mais completos levantamentos do cenário mundial de negócios. Realizado com mais de 2800 empresários, oriundos dos países com as maiores economias - incluindo o Brasil - trouxe dados pertinentes e que ressaltam a importância de atenção com dois temas cruciais: a insegurança jurídica e a pandemia da covid-19.

No Brasil, novas leis têm chamado a atenção de empresários, como é o caso da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que a partir de agosto deste ano já irá multar as empresas cujas diretrizes não estiverem em conformidade com os novos termos para compartilhamento de dados de pessoas físicas. Sofrer com sanções em plena pandemia é uma crise a mais, afinal, para negócios que já foram impactados pela recessão mundial em decorrência do coronavírus.

Existe, também no Brasil, uma preocupação crescente com os próximos passos para negócios que entrarão em serviço remoto permanente, isto é, o home office pós-pandemia. Neste sentido, é fundamental que sejam realizadas auditorias com escritórios especializados em direito trabalhista para que todos os pormenores sejam esclarecidos junto aos colaboradores de cada segmento. Assim, as empresas se resguardam de eventuais processos exigindo compensações ou benefícios no futuro.

Ainda segundo o levantamento do Allianz, as consequências socioeconômicas da pandemia - instabilidade social, redução de renda per capita, entre outros - também deve chamar a atenção das empresas, uma vez que o consumo é a força motriz da maior parte dos negócios. Nesse sentido, a gestão de riscos e administração tributária é outro fator que os empresários devem estar atentos. Ter uma consultoria específica para o assunto é o básico para evitar problemas durante o período.

O relatório da Allianz espera um crescimento de declarações de falências de empresas em 35% durante 2021. Ou seja: será um ano decisivo para muitos negócios e os que estiverem despreparados, seguramente, enfrentarão cenários desafiadores para a manutenção do trabalho.

Acompanhamos com ansiedade o desfecho da pandemia e as próximas ações do Governo Federal no sentido de fortalecer a recuperação das empresas e acesso ao crédito. Paralelamente, as leis e medidas provisórias anunciadas neste período devem ser de atenção total dos empresários brasileiros.

Izabela Rücker Curi Bertoncello

Izabela Rücker Curi Bertoncello

Sócia-fundadora do escritório Rücker Curi Advocacia e Consultoria Jurídica e da SMART LAW OFFICE, uma incubadora de projetos inovadores que envolvem questões jurídicas. Atua na área do Direito Empresarial há mais de 23 anos. Também é palestrante e mediadora ad hoc.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca