MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Diferencial de alíquotas e a nova guerra fiscal do ICMS

Diferencial de alíquotas e a nova guerra fiscal do ICMS

Entenda a discussão em torno da cobrança do Difal e uma recente decisão do STF que tem peso decisivo neste debate.

segunda-feira, 26 de abril de 2021

Atualizado às 16:32

Imbróglios em torno do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) não são exatamente uma novidade dentro dos labirintos e tocas de coelho do universo tributário brasileiro. Das políticas de concessões e revogações de benefícios sobre o imposto às peculiaridades da Substituição Tributária; o ICMS é alvo de críticas, dúvidas e enseja debates desde que passou a vigorar, em 1989, em conjunto com a Constituição Federal.

Mais recentemente, a discussão sobre o Diferencial de Alíquotas (Difal) aplicado no comércio eletrônico - que, em suma, explicita que, se um varejista de São Paulo vende um Produto X para um consumidor de Minas Gerais, além da alíquota interestadual, ele precisa recolher o Difal para o Fisco mineiro - gira em torno da validade ou não de tal cobrança, uma vez que, atualmente, não há uma Lei Complementar Federal que regulamente o tema, apenas normas estaduais.

Sobre este tema, o STF emitiu uma decisão importante que pode abril um novo capítulo na "guerra fiscal" do Difal. Ao longo deste artigo, analiso, pois, a decisão e as possíveis implicações para o ambiente de negócios brasileiro. 

Impasse jurídico e a decisão do STF sobre o diferencial de alíquotas

O fato é que a Emenda Constitucional 87 - que instituiu a cobrança da diferença entre a alíquota interna do Estado destinatário e a alíquota interestadual - abriu espaço para um impasse jurídico, uma vez que ela não veio acompanhada da Lei Complementar de caráter federal que comento acima e que, a rigor, é condição necessária para aplicação de emendas constitucionais.

Tal ponto, por sua vez, motivou empresas a entrarem com recursos contra a cobrança, uma vez que a possibilidade de geração de economia sobre o custo das transações interestaduais é significativo e promove um alívio importante para o caixa das empresas.

Dito isso, em decisão do fim de fevereiro, o STF referendou - por 6 x 5 - a tese de que, para que seja possível aplicar o diferencial de alíquotas, é necessária aprovação de uma LC Federal. A proibição da cobrança dentro do contexto tributário atual passa a valer em 2022 e segue o pressuposto da modulação de efeitos (ou seja, por hora, os estados ainda podem exigir a Difal e se movimentar em prol da aprovação de uma Lei Complementar que regulamente a cobrança).

Vale salientar ainda que a modulação de efeitos não atinge empresas do simples nacional ou aquelas que já tem processos em julgamento sobre o tema. 

Editar ou não editar a LC da Difal? Eis a questão

É interessante observar que a própria edição de uma Lei Complementar abre espaço para novas querelas jurídicas, uma vez que empresas das quais foram exigidas o diferencial de alíquotas e pagaram a Difal poderão demandar, ao menos em tese, a restituição dos valores pagos para os estados de 2015 até aqui. 

O debate continua

Dada a complexidade do tema que versa sobre redistribuição e repartição de receitas, a pressão dos estados e as próprias divergências no meio jurídico - que podem ser exemplificadas, inclusive, no placar apertado do STF - o que se pode inferir é que o debate em torno do Difal está longe de cessar e que as empresas devem ficar atentas para possíveis novidades que podem (ou não) mudar o curso atual da cobrança sobre o diferencial de alíquotas.

Além disso, em caso de dúvidas sobre o tema, é importante buscar o apoio de especialistas que podem orientar as organizações sobre quais caminhos seguir - com segurança - em torno de mais esta querela fiscal brasileira.

José Almir Sousa

José Almir Sousa

Gerente de Tributos Indiretos na Grounds.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca