MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Fichamento "A sedução do discurso"

Fichamento "A sedução do discurso"

Resenha critica do livro Sedução do discurso.

quinta-feira, 6 de maio de 2021

Atualizado às 07:42

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

PARECER CRÍTICO DA OBRA

A obra em estudo intitulada "A sedução do discurso - o poder da linguagem nos tribunais de júri" de Gabriel Chalita, possibilita ao leitor compreender de forma clara e objetiva a importância do discurso jurídico, a eficácia de um bom argumento e o poder da fala e da sedução nos tribunais para os profissionais do direito, da mesma forma, se faz de bom uso para outros profissionais que envolvam em suas carreiras questões de comunicação, semiótica e psicologia jurídica. Essas ferramentas são indispensáveis para o profissional do direito, o uso da argumentação, da retórica e dos recursos emotivos pelos atuantes da lei podem levar ao sucesso ou ao fracasso pelos advogados que buscam nos tribunais o convencimento do júri em situações de debate entre acusação e defesa.

Segundo o código de ética do advogado, ele deve cumprir as leis e regras de forma rigorosa, mas o direito como ciência humana vai além dos limites da lei para se conseguir justiça, pensando dessa forma, o direito não pode ser aplicado como uma técnica ou ser entendido como um conhecimento exato, portanto, pode-se conceber o direito como uma ciência da argumentação.

O livro afirma que as falas dos promotores e dos advogados perante um júri têm um papel decisivo, mostrando que as palavras das partes decidem muito mais do que as provas dos autos, o Direito é a profissão da palavra, o Direito é exercido por meio da comunicação, Direito e linguagem são indissociáveis. Dessa forma, observa-se como a linguagem é responsável pela difusão do conhecimento.

No segundo capítulo, o autor nos traz como exemplo a obra, O Beijo da Mulher Aranha, o qual demostra como o uso das palavras fazem parte de todo processo da sedução, aproximando duas pessoas de mundos diferentes. Na leitura desta obra o personagem Molina usa do discurso para obter poder seduzir Valentim, utiliza-se de recursos imaginários com cunho emocional, conseguindo mobilizar os aspectos subjetivos do receptor conforme ao objetivo que á tinha traçado.

Podemos assim constatar que o livro em estudo tem uma ligação direta com a matéria estudada, principalmente quando focamos na importância da disciplina produção textual, a qual se preocupa no uso correto da linguagem, do uso da gramatica, da coesão e da coerência, da aplicação retorica ao profissional do direito, ramo que por excelência se resume em a ciência da palavra.

Como também foi possível, distinguir diferentes gêneros textuais, bem como características no que se refere ao seu aspecto argumentativo, recursos linguísticos discursivos, competências de leitura, entre outros. Oportunizando uma reflexão analítica e crítica.

_____________

CHALITA, Gabriel. A Sedução no Discurso - O poder da Linguagem nos Tribunais de Juri. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

Helder Rios

Helder Rios

Estudante de direito. GEstor financeiro. Empresário da Rios Excursoes. Concursado municipal. Concurseiro.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca