MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Estudar é o melhor caminho

Estudar é o melhor caminho

Uma breve dissertação oriunda de opinião própria.

segunda-feira, 10 de maio de 2021

Atualizado às 07:43

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Uma das características em comum do ser humano, é a capacidade de fazer plano por uma vida melhor, desde criança sonhamos em ser policial, médico, cantor, jogador de futebol entre outros. Criamos metas, idealizamos como vamos estar daqui a alguns anos, o que pretendemos está fazendo e onde vamos trabalhar.

É preciso ter em mente que se estuda para aprender algo. Estudar é uma busca pela ampliação da consciência para que possamos fazer as coisas melhores do que já fazemos, para buscarmos novos saberes e para decidirmos com mais clareza o que fazer durante a nossa vida. É uma forma para nos qualificarmos para o mercado de trabalho e para conseguir a tão sonhada aprovação nos concursos públicos.

Logo, ao decidir ser concurseiro (concursando), é preciso ter muito conhecimento e preparação, é necessário se empenhar e muito para conquistar a vaga, o estudante de concursos precisa de muita dedicação. Trata-se de um projeto de vida que pode ampliar sua qualidade de vida com estabilidade, bons salários e projeções de crescer profissionalmente, e isso tudo depende apenas de você, é um caminho solitário e árduo, mas com a vitória certa.

Com base no pensamento que estudar para concursos e vestibular ou ao cursar uma faculdade, é bom ver uma reflexão que o Neuropedagogo Pierluigi Piazzi fala sobre a diferença entre ser aluno e estudante:

Aluno é quem assiste aula, quem recebe a informação de forma muitas vezes coletiva, em salas de aula, e passiva, ou seja, esperando que todo o conhecimento venha do professor. Já o Estudante é o oposto, é aquela pessoa que pratica a atividade de estudar de forma ativa, individual e investigativa, quem de fato estuda. Quem assiste às aulas entende, quem estuda aprende.

Completando o que Piazzi falou,os neuro linguistas afirmam que:

o verdadeiro estudante é aquele que estuda sozinho, fazendo anotações. O estudo em si é um ato solitário que exige esforço e raciocínio.

Os estudos representam um importante alicerce para o crescimento profissional, porém conciliar trabalho com estudos exige dedicação, planejamento e foco.

Em contrapartida contamos com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e a necessidade de profissionais atualizados se faz presente. No mundo do concurso não é diferente, a cada concurso que surgem se deparamos com muitos concurseiros preparados, cada vez mais as notas de corte e a dificuldade de aprovação aumentam

Ser concurseiro é como estar numa fila, é esperar sua vez pacientemente sem poder desistir, já que desistindo voltará para o fim da fila. Persista concurseiro, a cada resultado negativo, veja onde errou, levante-se e recomece.

A vida do ser humano é um eterno aprendizado

Enquanto você tiver saúde física e mental para estudar, não desista. Educação gera conhecimento, conhecimento gera sabedoria, e só um povo sábio pode mudar seu destino. Conhecimento é poder.

"Posso ainda não ter chegado onde eu queria, mas estou mais perto do que ontem." Alexsandra Zulpo

"Um dia direi: Não foi fácil mas conseguir"

"Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo" Winston Churchill

Helder Rios

Helder Rios

Estudante de direito. GEstor financeiro. Empresário da Rios Excursoes. Concursado municipal. Concurseiro.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca