MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Meu relato como estudante de direito

Meu relato como estudante de direito

Uma série de dicas para estudantes do direito.

terça-feira, 11 de maio de 2021

Atualizado às 07:59

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

O modelo mais conhecido e praticado nas instituições de ensino é aquele em que o aluno acompanha a matéria lecionada pelo professor por meio de aulas expositivas, com aplicação de avaliações e trabalhos. Esse método é conhecido como passivo, pois nele o docente é o protagonista da educação.

Já na metodologia ativa, o aluno é personagem principal e o maior responsável pelo processo de aprendizado. Sendo assim, o objetivo desse modelo de ensino é incentivar que a comunidade acadêmica desenvolva a capacidade de absorção de conteúdos de maneira autônoma e participativa.

Ou seja, o Método Ativo é o processo de ensino em que os estudantes ocupam o centro das ações educativas por meio da problematização da realidade, como estratégia pedagógica, com o objetivo de alcançar e motivar os aprendizes à construção de conhecimentos, competências e habilidades, sejam humanas ou profissionais

FACULDADE X CONCURSO: Já estudava direito para prestar concursos públicos antes de entrar para a faculdade, porém, posso afirmar que a proporção e intensidade dos estudos é totalmente diferente. Quando estudamos as matérias de direito para concurso (tomando como base os concursos de nível médio, como policiais, militares, INSS e tribunais) vemos esses assuntos de forma muito superficial, podemos dizer que praticamente focamos em "decorar" ou "aprender" os assuntos para responder questões, e por mais que a gente entenda a matéria, ela é vista de forma bem superficial. (Claro que cada caso é um caso, não quero aqui generalizar)

Na faculdade temos um conhecimento mais aprofundado, mais intenso e amplo. Um exemplo prático e pessoal, foi quando iniciei a disciplina de Teoria do Direito Penal (achei que iria ser excelente por ter estudado a disciplina para os concursos) porém, iniciamos a disciplina falando da evolução histórica do direito penal e das escolas penais, estudamos também os princípios, porém de uma forma muito mais aprofunda do que eu já tinha estudado (No concurso praticamente se preocupamos em decorar e entender o significado de cada princípio, como exemplo focamos em decorar o famoso mnemônico LIMPE). Podemos concluir que estudamos o direito na faculdade de forma mais investigativa, puxando a história, conhecendo os teóricos, afinal será nossa ferramenta de trabalho essas teorias.

Outra comparação que podemos relacionar é com os livros, os livros para concursos, em geral, são mais específicos para a resolução de provas, bem como trabalham conceitos mais cobrados nos certames. Enquanto isso, os livros acadêmicos apresentam uma ampla base teórica, cumprindo com o objetivo de formar o profissional.

Essa comparação, não faz do método de estudo para concurso ser errôneo, afinal, estudamos para acertar questões, passar e tomar posse, não podemos perder tempo estudando o que o edital não solicita, pois seria um desgaste mental, já que o foco é a aprovação do certame.

Estudar e trabalhar com amor é mais fácil e prazeroso que fazer por obrigação. Então crie um laço com o DIREITO, apaixone-se, seja íntimo e tenha sede em buscar novos conhecimentos. Finalizo esse parágrafo com a frase de minha esposa, Alexsandra Psicóloga:

"Estudar é difícil, mas aprender é muito mais prazeroso".

CONCLUSÃO: Quis passar de forma objetiva e resumida um pequeno relato de como foi esse contato com o direito, e comparar como foi um concurseiro entrar na faculdade rs, irei iniciar uma série de dicas, relatos e estudos com a intenção de contribuir de alguma forma com o direito, já que nessa longa jornada de faculdade terei muito a absorver e bastante a externalizar.

DICA: E para finalizar, deixo uma pequena dica:

A chave de ouro do estudante de direito é uma só: o estudo.

Então leia, pesquise, escreva, treine sua oratória, pratique bastante, afinal ser operador do direito é estudar hoje e sempre.

Helder Rios

Helder Rios

Estudante de direito. GEstor financeiro. Empresário da Rios Excursoes. Concursado municipal. Concurseiro.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca