MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. O método de equivalência a juros simples

O método de equivalência a juros simples

O método de equivalência a juros simples (MEJS) é um sistema de amortização de dívidas fundamentado em matemática financeira em substituição à Tabela Price, amplamente aceito nos Tribunais.

quinta-feira, 27 de maio de 2021

Atualizado às 07:42

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Um dos pontos mais discutidos em uma revisional bancária é acerca da capitalização de juros ocasionada pela Tabela Price. Fato é que a capitalização de juros ocorre no cálculo do valor das parcelas, visto que esta considera em sua fórmula de cálculo, o fator exponencial da taxa de juros em função do tempo (1+i)n. Em outras palavras, os juros da segunda parcela contêm os juros da primeira e assim sucessivamente até a última parcela. 

Muitos peritos ao recalcular o contrato, utilizam o conhecido Método Gauss. Trata-se de um método estatístico, fundamentado pela soma dos termos dos períodos. Este método não é indicado para amortização de dívidas pois não é capaz de devolver o percentual de juros contratado à instituição financeira. Sabemos que o valor de parcela que ele resulta é significativamente baixo, porém, totalmente frágil, visto que não possui fundamento matemático financeiro sólido. O método Gauss funciona para sua função: em estatística.

Método de Equivalência a Juros Simples, método amplamente aceito pelos Tribunais de todo o país, reproduz os juros de forma simples, bem como, obedece a premissa principal de devolver os juros mensais contratados à instituição, principal alegação das instituições. A redução no valor da parcela é significativa e com a segurança do pagamento dos juros estar sendo feita. O valor das amortizações é maior que o valor da Tabela Price, fazendo com que o saldo devedor efetivamente seja reduzido com o pagamento das parcelas. E o mais importante, totalmente fundamentado na matemática financeira, evitando possíveis impugnações sobre o método.

Lucianna Cabral

Lucianna Cabral

Perita-Economista CNPEF 366 - Tablóide Econômico.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca