MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. O aumento de "uniões estáveis" X "namoros qualificados" na pandemia do coronavírus

O aumento de "uniões estáveis" X "namoros qualificados" na pandemia do coronavírus

A União Estável é caracterizada por ser uma relação pública e duradoura, com o objetivo de constituição de família.

segunda-feira, 31 de maio de 2021

Atualizado às 07:35

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)
Com a pandemia, diversos casais que tinham um relacionamento onde cada um residia em seu domicílio, passaram a conviver na mesma residência, aumentando o tempo de convívio, já que muitas pessoas passaram a trabalhar à distância, na modalidade de trabalho "Home Office", e portanto, passando mais tempo em seus lares, o que gerou um aumento expressivo de pedidos de  reconhecimentos de "Uniões Estáveis", sendo importante que os casais tenham ciência do que significa esse reconhecimento em seu aspecto jurídico.

A União Estável é caracterizada por ser uma relação pública e duradoura, com o objetivo de constituição de família, devendo as partes terem ciência de que em sendo reconhecida a "União Estável", significará terem as partes os mesmos direitos e deveres do casamento, quais sejam: fidelidade recíproca, vida em comum, assistência, sustento e guarda e educação dos filhos, quando for o caso.

Com relação ao regime de bens a união estável tem como padrão o regime de comunhão parcial, que é o mais aplicado aos matrimônios no Brasil, sendo necessária a formalização em cartório para que seja estipulado um regime diverso, equivalente ao pacto antenupcial celebrado no casamento, caso seja esse o interesse das partes.

A formalização da união por meio de escritura pública no cartório de notas ou através de contrato particular, devidamente registrada no cartório de títulos e documentos facilita a sua comprovação perante terceiros, garantindo além da partilha dos bens adquiridos na constância da união, todos os direitos sucessórios e previdenciários em caso de falecimento, bem como a inclusão de dependentes em planos de saúde, seguros de vida, dentre outros.

Uma vez que a União Estável seja formalizada por escritura pública feita em cartório, o documento a qualquer momento irá permitir que o companheiro usufrua dos benefícios a que tem direito sem mais burocracias, trazendo mais tranquilidade ao casal, pois será definido o início da convivência e até mesmo o regime de bens, oferecendo maior segurança jurídica, principalmente em caso de morte, já que o companheiro ficará resguardado com relação à prova da existência da união estável.

Não se pode confundir "União Estável" com o "Namoro Qualificado"

Primeiramente, é importante diferenciarmos os conceitos de "namoro qualificado" "União Estável", já que o primeiro consiste em uma relação, na qual duas pessoas estão juntas, mas não têm a intenção de constituir uma família, enquanto no segundo trata-se de uma relação pública e com a intenção de constituir uma família.

O simples fato de estarem morando juntos não caracteriza necessariamente uma União Estável e por outro lado, o casal pode morar em casas separadas, mas ter uma União Estável.

Com relação ao patrimônio no caso do namoro qualificado, o casal que adquirir um bem, quando eventualmente o relacionamento acabar, aquele que se sentir prejudicado, se ambos contribuíram para a aquisição do bem, poderá buscar seus direitos em uma ação indenizatória na esfera cível e não em uma vara de família por não se tratar de união estável. 

Enquanto na união estável presume-se que aqueles bens adquiridos com o esforço comum na constância da relação e isso vai interferir no regime sucessório e no direito de eventual partilha, ou seja, aquele que tiver a união estável reconhecida, terá direito a meação do patrimônio em caso de dissolução, além de eventual pensão alimentícia, isso não ocorre com o namoro qualificado.  

Vale lembrar que atualmente existem diversas formas de relacionamentos e sempre será importante a análise individual de cada caso concreto pelo judiciário, não havendo tempo mínimo nem máximo de relação, mas sim a análise de cada caso concreto, levando-se sempre em consideração a vontade de constituir uma família ou não.

Com a evolução das formas de relacionamento, diversas ações chegam ao Poder Judiciário, cabendo ao mesmo analisar e julgar cada caso concreto com suas particularidades. 

Renata Fiterman Grinblat

Renata Fiterman Grinblat

Advogado do escritório Falcioni Advogados Associados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca