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Como elaborar planos de trabalho para parcerias jurídicas

Os dados são essenciais para o sucesso de qualquer negócio. E com a tecnologia, você avalia suas estratégias e define os melhores caminhos.

segunda-feira, 28 de junho de 2021

Atualizado às 10:28

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

"O mercado está mudando". Todos os dias, ouvimos esta frase como se, por si só, ela se explicasse. E somos acometidos, então, pela incerteza: "para onde devo caminhar". É, claro, a cada dia que passa o mercado se transforma.

Não é por menos, também, que cada vez mais sofremos com a ansiedade de pertencer a toda e qualquer tendência. FOMO (Fear of Missing Out), burnout...

Inicialmente, é preciso conhecer o seu nicho e saber das possibilidades existentes, assim como traçar planos estratégicos, inclusive para estabelecer parcerias com outros negócios.

A advogada Flávia Maria, cliente e colunista do SAJ ADV, comentou, em live sobre "Por que advogar no digital: oportunidades do novo mercado", que traçar parcerias é uma forma não só de sobreviver a isso, mas de agir estrategicamente.

E por essa razão, preparamos um guia completo para escritórios e departamentos jurídicos que buscam atuar em conjunto.

1. Como encontrar os melhores parceiros jurídicos

Definir o escopo de uma parceria não é algo simples para muitos profissionais. E em se tratando de estratégias de negócio, a amizade não é o único elemento a ser levado em conta.

"Trabalho, trabalho, negócios à parte"? Amizades podem render bons frutos, mas nem sempre a melhor parceria estará nas relações próximas.

Ainda que o networking seja uma excelente ferramenta de prospecção de parceiros e que, quanto mais pessoas você conheça, maiores sejam as possibilidades de fechar parcerias lucrativas, às vezes a melhor parceria está naquela pessoa ou negócio com quem você ainda não tem contato.

No material completo, mostramos, então, algumas formas de traçar parcerias estratégicas.

2. Comunicação assertiva para estratégias eficientes

A partir do momento em que a ideia ou a necessidade surgem, é hora de definir o escopo da parceria. E para isso, é necessário prestar bastante atenção à comunicação desde as etapas iniciais.

Faça, então, algumas perguntas:

·         Em que consiste a parceria?

·         Quais as contrapartidas do seu lado?

·         Quais as contrapartidas da outra parte?

·         Por que ela é benéfica?

·         Quem serão as pessoas ou setores envolvidos?

·         Quem serão os responsáveis de cada lado?

·         A partir de quando e por quanto tempo durará a parceria?

Desenhe a estratégia de forma clara e exponha à outra parte antes de fechar a parceria. E defina, também, como o acompanhamento será realizado. Estabeleça a periodicidade de relatórios, bem como o que se deverá conter neles.

Agora você verá como fazer o acompanhamento adequado das parcerias com o uso da tecnologia.

3. Quais as melhores ferramentas de acompanhamento de estratégias

Parte de uma parceria bem-sucedida é definir as ferramentas adequadas para acompanhar o projeto. Se você não pode mensurar o que tem recebido de volta, não conseguirá identificar a saúde da parceria ou o quanto a sua manutenção é benéfica.

O Trello ou o Asana, por exemplo, podem ser ferramentas fundamentais no controle de etapas ou atividades, já que também permitem a atribuição de responsabilidades.

O lado ruim dessas ferramentas é que, ao menos suas versões, gratuitas, podem dificultar a geração de relatórios periodicamente. Por isso, é importante fazer o acompanhamento e gerar documentos com esse registro.

Uma planilha de controle de tarefas pode ser adaptada justamente para cumprir com essa função, além de ser compartilhada com os envolvidos. Mas procurar uma ferramenta que faça tudo isso é o mais aconselhável.

Com um software jurídico, por exemplo, você pode gerar usuários com diferentes permissões, autorizando o acesso do escritório parceiro ao mesmo tempo em que controla todas as demandas em que ele será envolvido.

Além de receber os andamentos e intimações, você pode utilizar o módulo financeiro para controle interno, armazenar documentos importantes de forma segura e gerenciar as atividades envolvidas na parceria.

Por fim, gerar relatórios é mais fácil com essas ferramentas, além da possibilidade de integração com plataformas de BI.

Os dados são essenciais para o sucesso de qualquer negócio. E com a tecnologia, você avalia suas estratégias e define os melhores caminhos.

Athena Bastos

Athena Bastos

Mestra em Direito e analista de conteúdo do SAJ ADV - Software Jurídico.

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