MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Busca por contratos de namoro aumenta durante a pandemia

Busca por contratos de namoro aumenta durante a pandemia

Documento protege bens e evita que mudança temporária seja interpretada como união estável.

terça-feira, 29 de junho de 2021

Atualizado às 11:30

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

Durante a pandemia muitos casais optaram em passar a quarentena juntos, seja para dividir despesas ou diminuir o distanciamento enfrentado. Diante dessa convivência beirando o casamento, seria União Estável realmente ou somente um namoro?  Quais as cautelas jurídicas a serem tomadas para não abalar o relacionamento, nem enfrentar uma discussão judicial no futuro?

Nessas situações onde a união simplesmente "aconteceu", uma das opções é o contrato de namoro, que nada mais é do que um documento que declara a intenção do casal em não constituir família, não casar. Vale lembrar que o documento só tem validade se essa for realmente a intenção de ambos e retratar a realidade de um namoro e não de uma União Estável. 

O namoro, ainda que o casal more na mesma casa, não se confunde com união estável nem casamento a princípio. Isso porque o judiciário tem reconhecido como "namoros qualificados" os relacionamentos longos que não apresentam a intenção de constituir família ou patrimônio juntos.  

Entende-se que a coabitação temporária de casal de namorados durante, exclusivamente, para o período de quarentena não acarreta união estável, nem casamento, porque é motivada por circunstâncias extraordinárias da pandemia, seja por redução de gastos com habitação ou driblar o isolamento. Para evitar discussões, discórdias e ações judiciais futuras, nada melhor que esclarecer e deixar definidas os contornos do relacionamento, equilibrado a relação e mantendo o vínculo de afeto e respeito.

Amanda Saraiva

Amanda Saraiva

Advogada civil do escritório Saraiva & Almeida Advogados. Especialista em Direito de Família.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca