MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Como elaborar defesa para não perder carteira de habilitação?

Como elaborar defesa para não perder carteira de habilitação?

Em razão das longas horas no trânsito, os motoristas profissionais estão muito mais sujeitos a levarem multas e consequentemente atingirem o limite máximo, tendo assim sua habilitação suspensa.

quarta-feira, 7 de julho de 2021

Atualizado às 17:37

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Para motoristas profissionais, seja particular, taxista ou rodoviário, uma das maiores preocupação é ter sua CNH suspensa. O processo burocrático e os longos meses impedidos de trabalhar podem tornar a vida e o sustento realmente complicados. Neste artigo veremos como elaborar a defesa para não perder carteira de habilitação. Acompanhe!

Somente em março de 2020, o número de CNHs suspensas e cassadas em todo o país era de 51.389. Santa Catarina não fica para trás, de acordo com a diretoria do DETRAN/SC, em 2019 haviam 750 mil motoristas com carteiras irregulares no estado.

Em razão das longas horas no trânsito, os motoristas profissionais estão muito mais sujeitos a levarem multas e consequentemente atingirem o limite máximo, tendo assim sua habilitação suspensa. No mesmo passo, são os que mais sofrem com a perda do documento, uma vez que dependem dele para o sustento da família.

Vamos ver então como você pode se defender e manter sua carteira de habilitação.

Recebendo a notificação

Quando o motorista alcança o limite de 20 pontos por infrações, dentro de um período de 12 meses, sua habilitação é suspensa. No entanto, infrações gravíssimas levam a suspensão imediata, por certo período de tempo para cada falta específica.

No momento da suspensão da CNH, o DETRAN emite uma notificação que é enviada ao motorista.

A partir do recebimento, ele pode entrar com defesas para impedir a suspensão. São basicamente três etapas, ou três chances:

  • Defesa prévia;
  • Recurso em primeira instância;
  • Recurso em segunda instância.

Preste atenção aos prazos, eles precisam ser respeitados, além disso assim que se entra com a defesa, a suspensão é temporariamente cancelada e você pode continuar dirigindo. Prazos:

  • Defesa prévia (30 dias);
  • Recurso em primeira instância (30 dias a contar da data de imposição da penalidade);
  • Recurso em segunda instância (30 dias a contar do indeferimento da segunda instância).

O que colocar na defesa

A defesa deve ser feita por escrito, conter os dados do requerente e contestar a legalidade da penalidade na forma da lei.

Mas, como fazer isso tudo?

A primeira coisa é prestar atenção as todos os quesitos que devem conter na notificação das multas. Na falta de algum deles, a penalidade deverá ser suspensa. São os seguintes:

  • Tipificação da infração.
  • Local, data e hora da ocorrência da infração.
  • Identificação completa do veículo como as letras e números da placa, marca, modelo, cor etc.
  • Identificação do equipamento, autoridade, agente, etc. que comprovem a infração.
  • Assinatura do infrator, quando couber, certificando a infração.

Preparado com os argumentos necessários para a defesa é hora de elaborar o documento. Lembre-se sempre que ele deve conter, impreterivelmente, todas as disposições da resolução 299 do CONTRAN e considerar também as alterações trazidas pela resolução 692. As principais são:

  • Nome da entidade responsável pela multa;
  • Placa do veículo e número do auto de infração;
  • Exposição dos fatos, fundamentos legais e documentos que os comprovem.
Guilherme Jacobi

Guilherme Jacobi

Advogado Especialista em Trânsito em Santa Catarina há mais de 4 anos. Membro da Comissão de Trânsito da OAB de Santa Catarina.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca