MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. A eloquência jurídica

A eloquência jurídica

Na obra "Eles, os juízes, vistos por nós, os advogados", de Piero Calamandrei, ele descreve sua longa experiência como advogado.

quarta-feira, 21 de julho de 2021

Atualizado às 08:06

(Imagem: Arte Migalhas)

Na obra "Eles, os juízes, vistos por nós, os advogados", de Piero Calamandrei, ele descreve sua longa experiência como advogado.

Calamandrei adverte, por exemplo, que o advogado não deve tomar ares de ensinar aos juízes. O advogado que assim age, falando aos juízes como se estivesse na cátedra, "pode ser um grande jurista, mas é sem dúvida um péssimo psicólogo (logo, um medíocre advogado)".

O jurista italiano escreve, ainda, que se houvesse um curso de eloquência jurídica ele o faria funcionar assim:

"... Daria ao aluno para estudar, numa manhã, os autos de uma complicada e difícil controvérsia cível, que ele deveria depois referir oralmente, de maneira clara e cabal, no inexorável lapso de uma hora. No dia seguinte, sobre o mesmo argumento, deveria falar meia hora; enfim, no terceiro dia, o tempo concedido para repetir a exposição deveria ser reduzido ainda mais, a quinze minutos.

Nessa terceira prova, que seria a decisiva, deveria estar presente um auditório de estudantes, absolutamente ignaros do caso. Se o relator conseguisse tocar nesse arrazoado concentrado em todos os pontos essenciais da causa, de maneira bastante clara e ordenada para ser seguido e compreendido de imediato por aquele auditório, mostraria ter aprendido o gênero de eloquência necessário para se tornar um bom sustentador oral."

Roberto Parentoni

Roberto Parentoni

Advogado criminalista do escritório Roberto Parentoni e Advogados. Pós-graduado em Direito e Processo Penal pela Mackenzie. Presidente por duas gestões do IBRADD - Instituto Brasileiro do Direito de Defesa.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca