sábado, 16 de outubro de 2021

MIGALHAS DE PESO

fechar

Cadastre-se para receber o informativo gratuitamente

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Você sabe como a oratória para advogados é fundamental? Confira 8 dicas!

Você sabe como a oratória para advogados é fundamental? Confira 8 dicas!

Aqui separamos algumas dicas práticas de como você pode aprimorar a habilidade da oratória para advogados.

terça-feira, 27 de julho de 2021

(Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

A oratória para advogados surge justamente no dia a dia de um profissional que lida com diversas situações como audiências, alinhamento com clientes, reunião com parceiros e colegas de trabalho, além de negociações.

São atividades rotineiras que exigem não só que o advogado domine diversos assuntos, mas que ele também saiba se comunicar com eficiência.

A habilidade de falar bem não é apenas um diferencial no mundo do direito, mas um instrumento de trabalho primordial para os profissionais conseguirem se expressar e obter sucesso em vários âmbitos.

A oratória para advogadas é fundamental desde os mais simples casos como uma ligação até a realização de sustentações orais. Apesar de vital e comum na rotina, nem todos os advogados possuem uma boa técnica.

Se você é um deles, então esse artigo é para você. Aqui separamos algumas dicas práticas de como você pode aprimorar a habilidade da oratória para advogados. Confira!

Oratória para advogados: por que é tão importante melhorar?

Do que adianta você saber tudo sobre o caso do seu cliente, as melhores soluções jurídicas, ter o melhor embasamento teórico se você fica nervoso ao falar com outras pessoas ou então não consegue passar todo o seu conhecimento com clareza?

Além de facilitar a comunicação, uma boa oratória permite que você:

  • Tenha mais facilidade para dialogar com clientes leigos;
  • Se sinta mais confiante;
  • Passe mais confiança na apresentação da defesa;
  • Facilita a mediação de conflitos;
  • Melhora o seu poder de persuasão e argumentação.

Dicas de como melhorar a oratória para advogados e estudantes de direito

Se você está começando na carreira de advogado ou já é experiente, com certeza já presenciou alguma cena em que a pessoa na hora de falar ficou nervoso, com a voz trêmula ou falou tão rápido que mal deu para entender sobre o assunto. Às vezes esse orador pode ter até sido você!

Oratória para advogados e outros profissionais não é um dom, mas sim uma habilidade que você aperfeiçoa ao longo do tempo. Para te ajudar, separamos algumas dicas que você pode checar a seguir.

1. Organize o que você tem a dizer

Um dos erros mais comuns da oratória para advogados é falar sem se planejar e sem uma linha clara de raciocínio. Isso faz com que você perca o foco no que está falando ou até fale em excesso, quando poderia ser mais sucinto.

Organize o seu discurso dividindo as suas ideias em início, meio e fim. Depois separe os argumentos mais importantes, divida-os em peso e os encaixe nos momentos certos de cada fala. Dessa forma, você consegue ter um discurso mais fluido e coerente.

Uma outra dica que você pode usar para organizar a sua fala é utilizar a técnica do storytelling, onde você estrutura os seus pensamentos e argumentações por meio de uma história para facilitar o envolvimento com o público.

2. Busque o máximo de informações sobre quem vai ouvir

Essa dica é muito importante para advogados que defendem sustentações oralmente.

Antes do grande dia, procure conhecer as preferências da banca, veja o local onde será, para qual câmara você vai falar e até assista outros profissionais do direito fazendo suas defesas para você aproveitar insights e analisar o que funciona.

3º passo: Cuidado com os vícios de linguagem

Em conversas com amigos e familiares é normal utilizarmos algumas expressões como "tipo" "né" "vou estar fazendo" e outros exemplos que aparecem no dia a dia.

Apesar de comum, esses vícios de linguagem são grandes vilões que podem atrapalhar o seu discurso. Mas por quê?

Acontece que inconscientemente utilizamos essas expressões coloquiais para conectar frases ou preencher aquele vazio na linha de pensamento.

Para eliminar esses vícios é preciso treinar muito a sua oratória e sempre se atentando em quais momentos você está utilizando-os, para substituí-los por outras palavras.

4. Escolha as palavras certas

Tão importante quanto saber sobre o assunto é como você irá falar sobre ele.

A sociedade já tem um pré-conceito de que advogados são muito formais e técnicos, ou seja, falam de forma difícil de compreender. Por isso, é importante adaptar o seu discurso de acordo com o perfil do seu público.

Essa adaptação inclui troca de expressões, termos jurídicos e até descrições dos processos para facilitar o entendimento de pessoas mais leigas no assunto.

5. Não esqueça de respirar e dar pausas

Essa é uma excelente técnica para melhorar a sua fala e diminuir o nervosismo durante o discurso.

Entre um assunto e outro, respire fundo e deixe que o ar entre. Sinta ele preenchendo o seu pulmão. Para facilitar, você pode fazer isso deitado também.

6. Cuidado com a pronúncia das palavras

A dicção é essencial para uma boa oratória para advogados. Pronuncie pausadamente e com cuidado todas as palavras.

Para treinar, você pode usar uma caneta entre os dentes e treinar a pronúncia das palavras do seu discurso.

7. Atenção a intensidade

Nem muito baixo e nem muito alto. O ideal é você falar em um volume de voz que seja adequado para a situação e o ambiente em que está.

Dê mais intensidade às palavras que são pontos chaves na sua argumentação para aumentar o seu poder de persuasão e deixar a fala mais dinâmica.

8. Cuidado com a postura

Um outro ponto que impacta diretamente na oratória de todo o advogado é a postura. Além de influenciar na maneira como você fala, a postura também mostra como você está se sentindo no momento.

De acordo com ela, você pode passar uma imagem nervosa, pessimista ou então confiante e segura. Mantenha a coluna ereta, movimente-se devagar para não parecer ansioso e lembre-se de falar pausadamente.

Agora com todas essas dicas, a sua oratória vai ficar ainda melhor. Mas lembre-se, o resultado não acontece do dia para noite!

Aprimorar a habilidade de fala exige muito treino e disposição para que você alcance a excelência. Existem também alguns cursos que você pode fazer que irão te ajudar a potencializar sua evolução.

Atualizado em: 27/7/2021 09:13

Amanda Vieira

Amanda Vieira

Produtora de conteúdo especializado para Advise Brasil, que desenvolve soluções tecnológicas que facilitam a gestão jurídica há mais de duas décadas.

Advise

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca