MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Offshore: o que é e como funciona

Offshore: o que é e como funciona

Quanto maior a carga fiscal existente em certos países, maior é o interesse de empresas e pessoas físicas em fazer investimentos no exterior, atraídos por inúmeros fatores, tais como: moedas fortes, estabilidade econômica e política, isenções fiscais.

terça-feira, 27 de julho de 2021

Atualizado às 14:12

(Imagem: Arte Migalhas)

Offshore é o nome utilizado para sociedades ou contas bancárias abertas em países ou territórios do exterior, ou seja, fora do local de domicílio dos proprietários. São entidades sujeitas a regime tributário diferenciado e favorecido, com domicílio estabelecido em outra jurisdição.

De origem inglesa, offshore significa "fora da costa", isto é, em outro território. A principal finalidade são os benefícios fiscais e tributários oferecidos em alguns desses países. A priori, a prática é totalmente legal. Porém, podem surgir problemas em algumas situações específicas.

Na prática, quando uma empresa ou conta bancária é aberta em outra jurisdição, ou seja, em outro país diferente do domicílio do titular ou proprietário, estamos diante de um caso prático de offshore. De acordo com as normas legais, a forma jurídica exigida das empresas para a constituição de uma offshore é a sociedade anônima. Entretanto, em alguns estados de países como Estados Unidos, por exemplo, é possível a criação de uma offshore em forma de LLC (Sociedade Empresária Limitada).

O estado de Delaware e Nevada, são alguns dos 50 estados americanos procurados para abertura, pois contam com uma política de incentivo bastante amigável, a qual inclui o sigilo total da identidade dos proprietários, mas não só, a rapidez na abertura da sociedade ou conta bancária e as taxas a preços acessivos, são bastante atrativos.

Além disso, para que uma empresa ou conta bancária seja considerada offshore, elas precisam atender a um requisito indispensável: as atividades comerciais devem ser realizadas no país de domicílio dos proprietários. Ou seja, toda a gestão e operalização do negócio deve acontecer no país de constituição da sociedade.   

O país escolhido para a instituição da sociedade offshore, geralmente é um paraíso fiscal, para que ela possa se beneficiar das políticas de incentivo legal e fiscal dessa zona de negócios.

Vanessa Evangelista

Vanessa Evangelista

Auxiliar e consultora da área internacional no escritório E&G Financial Group.

Flávia Aguiar

Flávia Aguiar

Estudante de Direito na Fundação Armando Alvares Penteado.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca