quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

MIGALHAS DE PESO

fechar

Cadastre-se para receber o informativo gratuitamente

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Como evitar sobrecarga de trabalho na advocacia

Como evitar sobrecarga de trabalho na advocacia

Aline de Souza Pereira

Para tratar esse problema, em primeiro lugar, se você tem se sentido muito desanimado, é essencial buscar um psicólogo.

sexta-feira, 30 de julho de 2021

(Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Com a pandemia muitas pessoas tem relatado estarem se sentindo mais cansados, desanimados, inclusive, várias pesquisas apontam que os transtornos mentais tiveram um aumento neste período. No caso específico da pandemia, a razão é a situação caótica que vivemos.

No entanto, esses problemas também são muito causados, independente de estarmos em uma pandemia ou não, por outra razão: o excesso de trabalho. 

E sabemos que uma profissão que sofre com o excesso de demandas é a advocacia. Para pensar, quantas vezes, mesmo amando advogar, você não se sentiu desanimado com as suas atividades diárias? Provavelmente o excesso de trabalho tem causado esse problema.

Inclusive, uma doença que cada tem afeto advogados e advogadas do Brasil é a Síndrome de Burnout.

Síndrome de Burnout, segundo o Dr. Drauzio Varella é um estado físico, emocional e mental de exaustão extrema. Os sintomas dessa síndrome geralmente ocorrem em profissionais que possuem trabalhos mentalmente exaustivos, ou com carga excessiva de afazeres.

Para tratar esse problema, em primeiro lugar, se você tem se sentido muito desanimado, é essencial buscar um psicólogo.

Além disso, para reduzir os efeitos da quantidade de trabalho excessiva, é importante tomar ações de gestão para organizar as produções e otimizar certas atividades. Vejamos então, algumas dicas para evitar a sobrecarga na advocacia.

3 DICAS PARA EVITAR A SOBRECARGA DE TRABALHO NA ADVOCACIA

1. Matenha as atividades e o escritório organizados

Quando falamos em manter a organização, não estamos apenas nos referindo as atividades, mas também ao espaço físico. Várias pesquisas apontam que, para manter a concentração, o espaço físico precisa estar organizado. Assim, mantenha sua mesa de trabalho apenas com o que você irá utilizar e treine sua equipe para que todos os ambientes mantenham essa mesma regra.

Quanto as atividades, utilize ferramentas de organização na advocacia, como o trello, o asana, etc. Utilize também metodologias que diluam o trabalho e o tornem mais dinâmicos. Por fim, não se esqueça de treinar a sua equipe para a organização, lembre-se que muitas pessoas não sabem como manter isso, e é preciso tornar esse ponto um hábito dentro do escritório de advocacia.

2. Descanse

Ter períodos de descanso nos fazem ficar mais focados em nossas atividades e também mais criativos. Assim, as atividades são feitas com mais qualidade e mais velocidade.

Lembre-se que você não é um robô que consegue funcionar 24h por dia. Nosso corpo precisa de descanso e de lazer. Nossa mente precisa de momentos de não fazer nada, ou de não pensar em trabalho, para funcionar melhor. 

3. Utilize ferramentas que automatizem suas atividades

Se o problema do seu escritório de advocacia é, por exemplo, a falta de organização nos atendimentos e na gestão de clientes, por que você não contrata um sistema de gerenciamento de clientes (CRM)?

Ou então, porque não contratar um sistema que facilite a produção de peças processuais de seu escritório, reduzindo assim, o tempo que os advogados e advogadas gastam com essa atividade? Alguns sistemas, como o SAJ ADV - software jurídico, não só te ajudam com isso, mas também contribuem com a gestão completa do seu escritório, desde capturar os processos e intimações até a comunicação com o cliente.

Garanto que com um sistema como esse a produtividade do seu escritório de advocacia e a lucratividade aumentarão, e a sobrecarga e o cansaço diminuirão.

Enfim, essas são algumas ações que você pode tomar para reduzir agora mesmo a sobrecarga no seu escritório de advocacia. Espero que tenha sido útil. Até a próxima.

Atualizado em: 2/8/2021 13:27

Aline de Souza Pereira

Aline de Souza Pereira

Redatora do SAJ ADV - Software Jurídico.

SAJ ADV - Software Jurídico