MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Como gerenciar as finanças do escritório com uma planilha de gestão financeira gratuita

Como gerenciar as finanças do escritório com uma planilha de gestão financeira gratuita

Se você ainda não está no momento de investir nisso, você pode utilizar a planilha de controle financeiro 2021 do SAJ ADV - Software Jurídico.

quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Atualizado em 3 de agosto de 2021 19:01

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Não é novidade que a principal queixa dos advogados ou advogadas que abrem escritórios de advocacia é o fato de que a faculdade não os preparou para o empreendedorismo jurídico. Isso porque, a maioria dos cursos de graduação em Direito não possuem disciplinas de gestão.

Dessa forma, quando os advogados e advogadas precisam lidar com todos os aspectos de gerenciamento, acabam tendo muitas dificuldades. No entanto, atualmente já existem diversos cursos online e ferramentas que podem ajudar os empreendedores jurídicos e facilitar essas atividades dentro do escritório de advocacia.

As ferramentas são diversas, e vão desde ferramentas genéricas, como um software de gestão de clientes (CRM) até os mais específicos, como um software jurídico.

Ocorre que, esses sistemas possuem um custo. Mas nem tudo está perdido! Algumas empresas, especialmente as com público jurídico, fornecem diversas planilhas para ajudar escritórios de advocacia e até departamentos jurídicos a fazer a gestão, qualquer que seja, da melhor maneira.

E é claro que, uma dessas planilhas constantemente oferecidas são as planilhas de controle financeiro. Afinal, um bom controle financeiro do escritório de advocacia é essencial para garantir a lucratividade do negócio.

Como utilizar uma planilha de controle financeiro?

O primeiro ponto que é importante saber é que, as empresas que fornecem esse tipo de material, oferecem um modelo que você pode utilizar. No entanto, sempre é possível adequar o modelo a realidade do seu escritório.

Por exemplo, a planilha de fluxo de caixa fornecida pelo SAJ ADV , conta com uma divisão semestral, mensal e de receitas e despesas previstas e realizadas. No entanto, algumas empresas gostam de fazer um acompanhamento semanal, você inserir essa opção na sua planilha, já que o modelo é em excel.

Outra vantagem de utilizar uma planilha como essa é poder utilizá-la com computação em nuvem. Veja, você pode fazer upload da planilha no Drive do escritório e fazer alterações na planilha de qualquer lugar. 

Vantagens da planilha de controle financeiro

Utilizar uma planilha de controle financeiro, como já citei, pode aumentar os lucros  do seu escritório. Isso porque, acompanhando os seus gastos você identifica:

  • Gastos desnecessários
  • Investimentos necessários
  • Controle de inadimplentes
  • Custos necessários que podem ser reduzidos
  • Receitas que podem ser aumentadas

Além disso, com uma planilha de controle financeiro, você tem insumos e dados para fazer os planejamentos financeiros e estratégicos para o futuro.

Desse modo, você tem maior previsibilidade de lucratividade e seu escritório cresce cada vez mais. Mas se você procura algo ainda mais automatizado e que contribua inclusive com a maneira como você faz a cobrança de seus clientes, você pode começar a busca por um software jurídico como o SAJ ADV.

Se você ainda não está no momento de investir nisso, você pode utilizar a planilha de controle financeiro 2021 do SAJ ADV. Com ela você consegue:

  • Listar e acompanhar todos os clientes e fornecedores;
  • Diferenciar a previsão de honorários da entrada efetiva;
  • Registrar todas as suas despesas;
  • Planejar o orçamento do escritório de advocacia;
  • Acompanhar o saldo financeiro mês a mês ao longo do ano!

Clique aqui e baixe agora sua planilha de controle financeiro 2021

Aline de Souza Pereira

Aline de Souza Pereira

Redatora do SAJ ADV - Software Jurídico.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca