MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. O super-poder do Dr. Papai

O super-poder do Dr. Papai

A advocacia salvou não só a minha vida, mas a da mãe da minha filha também.

quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Atualizado em 9 de agosto de 2021 09:07

 (Imagem: Imagem Migalhas)

(Imagem: Imagem Migalhas)

Eu não nasci advogado.

Talvez tenha nascido com algo que me fazia querer sempre discutir, e nunca aceitar o "não porque não", mas, de fato, não nasci de "terno e gravata".

Antes - bem antes -, fui criança, sonhei em ser jogador de futebol e até fui dono de um campo Society. Pensei em fazer educação física e fui estudante de engenharia.

Entrei e sai da faculdade de Direito sem nunca estagiar, mas com a cara e a coragem comecei a labuta. Duvidei se isso era realmente o que eu queria, e até cheguei a abrir um restaurante para fazer delivery de sushi, mas, por algum motivo, a vida me trazia de volta para a advocacia.

Eu só viria a entender isso depois.

Como quase todos os advogados, comecei, em 2013, com 22 anos de idade, sem parentes importantes, de classe social menos favorecida, advogando como correspondente e ganhando muito pouco, mas persistindo.

Superando obstáculos, consegui abrir meu escritório e patrocinar boas causas, o que me deu uma certa tranquilidade momentânea, e a certeza de que estava no caminho certo.

Acontece que em julho de 2018 encontrei a mulher que seria a mãe da minha filha. E aí tudo mudou.

Mudou porque descobriríamos, em abril de 2019, que ela era portadora de insuficiência renal crônica, e estava prestes a precisar fazer hemodiálise. Lembro-me que o médico, depois de várias consultas e exames, nos disse "ou vocês têm filhos agora, ou, provavelmente, ela nunca mais poderá engravidar".

Naquele momento, o mundo parou. Lembrei da primeira frase que eu falei quando encontrei Denise; "você é tão linda que se tiver algum problema, deve estar escondido". Adivinhei.

Eu tinha uma escolha a fazer: terminávamos ali, e cada um seguiria com o curso de sua história, ou assumiria a responsabilidade e encararia as dificuldades ao lado daquela que, até então, era apenas uma namorada.

Denise nunca conheceu o pai e perdeu a mãe quando tinha cerca de 16 anos. Não tinha boas condições financeiras para custear um tratamento, nem familiares que pudessem ajudar e tinha acabado de descobrir uma doença que mudaria o destino de sua vida para sempre.

A escolha nunca foi tão fácil. Em agosto de 2019 Denise estava grávida, gestando não só a nossa filha, mas também a minha melhor versão.

Apesar da ansiedade, a gestação foi tranquila. O turbilhão começaria no parto.

Naquele dia 31/3/21, Maitê veio ao mundo sem qualquer intercorrência, porém Denise foi pela primeira vez para a UTI sem sequer ver nossa filha, fato que aconteceria somente oito dias depois, quando driblei a segurança do hospital para entrar no quarto e, finalmente, fazer esse encontro acontecer.

Desse dia até hoje, foram várias idas para a UTI - inclusive foi lá nossa virada de ano -, até que, finalmente, as coisas se "normalizaram", e, com todas as limitações, hoje nossa família está junta e em casa.

Aí você me pergunta: Por que está me contando tudo isso no Dia dos Pais? Simples. Para te mostrar que a advocacia salvou não só a minha vida, mas a da mãe da minha filha também.

Se não fosse a advocacia e o que ela me proporcionou, talvez eu não conseguisse, por exemplo, garantir o tratamento necessário para salvar a vida dela.

Além disso, a ausência da mãe da minha filha, que lutava pela vida no hospital, me fez batalhar para ser um pai cada dia melhor, afinal, eu precisava fazer absolutamente tudo. E foi aí que eu descobri a grande diferença entre "ser pai" e "ter uma filha".

Parece estranho à primeira vista, mas, de fato, ser pai é muito mais do que ter uma filha. EXERCER a paternidade é algo maior.

Eu descobri que sou pai sempre que dou banho, mamadeira e assisto desenho de manhã. Eu sou mais pai a cada madrugada que acordo com um choro, e a cada noite que eu não durmo monitorando a temperatura.

Eu sou pai quando escolho a roupinha do dia, troco a fralda de cocô e me escondo atrás da cortina para brincar de "achou".

Sou pai quando saio para trabalhar, mesmo com ela me agarrando pela camisa e chorando para que eu não vá embora. Talvez essa seja minha maior prova diária de força e vocação.

Digo isso porque, sem dúvida, essa força vem do amor pelo que eu faço. É através da advocacia que eu consigo criar minha filha e cuidar da minha família, mas também daquela pessoa aflita que deposita em mim a esperança de dias melhores.

Talvez tudo o que nós quisemos ser um dia, reflita no fato de que, hoje, na~o somos somente advogados(as). O somos também, claro, porém vamos além disso: Somos a soma de fragmentos dos nossos sonhos e batalhas de uma vida inteira.

Quando Maitê crescer e me perguntar: "papai, por que você trabalha todo dia? Por que você fez tudo isso pela mamãe?", quero poder responder dizendo "filha, papai faz tudo isso porque o papai tem um superpoder: O de fazer as pessoas voltarem a ser felizes".

Tudo é propósito.

Te amo, filha. Você vai se orgulhar de mim.

Feliz Dia dos Pais.

Pedro Accioly Lins de Barros

Pedro Accioly Lins de Barros

Advogado.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca