MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Mediação pode ser a melhor opção para solucionar ações judiciais no pós-pandemia

Mediação pode ser a melhor opção para solucionar ações judiciais no pós-pandemia

Nayara Bortolotti

Ao escolher solucionar os conflitos através da mediação, busca-se por um sentimento de justiça que faça sentido para todas as partes envolvidas, sendo uma abordagem mais centrada nas necessidades das partes do que a mera aplicação da lei e o conceito de justiça.

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Atualizado às 08:56

(Imagem: Arte Migalhas)

Diante da crise de saúde gerada pela Covid-19 em nosso país, o Poder Judiciário está na iminência de vivenciar um aumento repentino no número de ações judiciais distribuídas em diversas áreas. Preocupação que o ministro Humberto Martins, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF) manifestou no fim do ano passado.

O ministro ressaltou que "achatar a curva de demandas deve ser prioridade no Brasil. O aprimoramento de nossa legislação de insolvência empresarial e a superação da cultura do litígio são medidas esperadas em prol da administração da Justiça". Para diminuir o número de ações ajuizadas, precisamos ter em mente que é possível solucionar conflitos sociais e contratuais sem precisar recorrer ao velho e engessado "processo judicial", muitas vezes, moroso e custoso.

Uma das alternativas existentes para "desjudicializar" os conflitos é a Mediação que, nas palavras da  advogada colaborativa e mediadora de conflitos, Olivia Fürst, "é uma possibilidade real e efetiva de encaminhamento do conflito, inclusive pelo próprio Poder Judiciário, fazendo com que as partes e advogados revejam algumas posturas e ampliem suas competências para lidar com o conflito de maneira não-adversarial e com foco no futuro.1"

Se bem conduzida, a mediação pode ser um grande auxiliar de conflitos neste período que se aproxima, uma vez que as partes terão a oportunidade de conversar, expor suas necessidades e transformar o conflito em algo construtivo e humanizador. Trata-se de uma prática muito antiga e utilizada em vários países. Na China, por exemplo, é uma etapa obrigatória para se ter acesso à justiça.

No Brasil, a prática também já existe há muitos anos, porém, foi regulamentada apenas em 26 de junho de 2015, através da lei 13.140. Atualmente, alguns tribunais brasileiros utilizam a mediação judicial objetivando a celeridade processual, promovendo a solução de conflitos de forma assertiva e garantindo que o desgaste emocional seja muito menor do que em um processo judicial convencional.

Ao escolher solucionar os conflitos através da mediação, busca-se por um sentimento de justiça que faça sentido para todas as partes envolvidas, sendo uma abordagem mais centrada nas necessidades das partes do que a mera aplicação da lei e o conceito de justiça.

________

1 FÜRST, Olivia. Práticas Colaborativas: Novos Paradigmas do Direito. In: MOLINARI, Marilene. Medição de Conflitos: Paradigmas Contemporâneos e Fundamentos para a Prática. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2016. Pg. 71-86.

Nayara Bortolotti

Nayara Bortolotti

Advogada na área de seguros no escritório Rucker Curi Advogados Associados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca