MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Posso baixar qualquer aplicativo no meu smartphone?

Posso baixar qualquer aplicativo no meu smartphone?

Abertura da câmera sem você perceber é um belo exemplo do que um App falso pode fazer com o seu smartphone, fraude esta que cresceu cerca de 200% só em 2021.

segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Atualizado às 14:25

(Imagem: Arte Migalhas)

Impossível ter um smartphone hoje que carregue não menos que cinco aplicativos. Desde os que são voltados para o setor financeiro como os de instituições bancárias, até redes sociais, sem contar os milhares de jogos existentes no mercado.

A questão é: entrou na "lojinha" o ato do click no baixar muitas vezes carrega apenas um olhar voltado para a descrição do aplicativo e para as demonstrações fotográficas da funcionalidade do mesmo.

Agora eu pergunto para você: Será que todo aplicativo é seguro? Todos os fornecedores são confiáveis? Dá para identificar indícios de um possível aplicativo falso?

Inicialmente, saiba que um aplicativo é o ponto inicial de entrada de um criminoso virtual em um dispositivo eletrônico, que quando obtém êxito na invasão, acessa todos os dados do dispositivo.

Na sequência e respondendo aos questionamentos realizados acima, existem muitos "apps" falsos e maliciosos, contudo, é possível fazer uma verificação básica de segurança sobre ele, as quais serão demonstradas abaixo.

1) VERIFICAR QUEM É O DESENVOLVEDOR

Faça uma busca sobre quem é o desenvolvedor do aplicativo e a sua reputação, bem como se existem na loja virtual outros apps criados por este. Logo abaixo do nome do aplicativo, será possível ver a identificação do seu desenvolvedor. Caso não existam outros apps, analise os comentários do público e as datas das opiniões. É o primeiro passo para analisar a segurança do aplicativo.

2) ANALISAR ATUALIZAÇÕES

O aplicativo é um sistema, logo, passível de sofrer riscos ligados à sua segurança. Assim, as atualizações são necessárias para correção de erros que vão desde o design, até falhas críticas que não protegem os dados dos usuários.

Quando se recebe notificações de atualizações dos aplicativos, deve-se imediatamente realizar o procedimento, ressaltando-se que fica visível ao internauta o motivo da atualização.

Por isso, apps que nunca tiveram ou sofreram atualizações há muito tempo desde o seu lançamento não são confiáveis para baixar.

3) ANALISAR PERMISSÕES

A maioria dos apps "pedem" permissões para acessar a câmera, microfone, contatos, bem como outros recursos presentes no smartphone. Contudo, não é estranho, por exemplo, um aplicativo editor de vídeos e fotos solicitar a permissão para acessar seus contatos? Ou mais, acessar a sua localização?

Pois é, o costume de muitos é dar o "ok" para todas as permissões solicitadas sem sequer ler as mesmas, e aí está o erro. Na pressa de usufruir dos benefícios ofertados pelo aplicativo, é comum não se atentar as pegadinhas dos cibercriminosos.

Portanto, é de extrema importância acessar a política de privacidade do aplicativo, visto que somente assim será averiguado exatamente o que o mesmo irá pleitear de acesso, e, caso não seja confiável, nem se deve baixá-lo.

Agora, caso já tenha sido efetuado o download do app, basta desinstalar o mesmo ou até revogar nas configurações as permissões as quais não são compatíveis com a função do aplicativo. Mas, o principal é se atentar ao que está sendo buscado, para não recair nas mãos dos criminosos.

Todos os dias milhares de aplicativos são inseridos nas lojas virtuais, e de certa forma, são criados para atender as necessidades de todos os internautas. Contudo, os cibercriminosos acham brechas e se aproveitam de tudo aquilo que demonstra uma fragilidade para aplicação de fraudes.

Estes foram requisitos básicos de verificação de segurança de aplicativos, ressaltando-que nunca se deve realizar o download de lojas não oficiais, nunca.

Fernanda Tasinaffo

Fernanda Tasinaffo

Advogada Especialista em Direito Digital, Ouvidora no PagSeguro - PagBank, Perita Grafotécnica e Documental

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca