MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. O dia-a-dia de um controller jurídico em grandes escritórios

O dia-a-dia de um controller jurídico em grandes escritórios

Entender de Direito é a primeira exigência para atuar como controller jurídico.

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Atualizado às 15:52

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Você sabe o que faz um controller jurídico?  Bom, muitos escritórios ainda não veem a necessidade desse profissional no seu dia a dia, mas ele pode ser a peça chave para alavancar os resultados do escritório de advocacia.

Esse profissional é o responsável por dar suporte ao setor técnico do escritório de advocacia, atuando como uma espécie de gestor.

Como o próprio nome diz, ele controla as diversas atividades do escritório de advocacia, garantindo, assim, melhores resultados, maior produtividade e reduzindo a sobrecarga dos colaboradores.

Além disso, esse profissional pode ser representar o controle de qualidade das atividades do escritório, e também, o elo entre as áreas do escritório. É ele quem irá fazer a ponte, por exemplo, entre a área financeira e o setor de gestão de pessoas.

Qual a importância de contar com um controller jurídico?

Com a instalação de uma controladoria jurídica, ou a contratação de pelo menos um Controller jurídico, a eficiência e produtividade dobram.

Essa informação não é, entretanto, uma novidade. Afinal, é ele quem irá fazer toda a parte de gestão do escritório. Isso é essencial, afinal, muitos sócios de escritórios de advocacia não são especialistas em gestão, em muitos, nem gostam de lidar com essa parte.

Assim, contar com um profissional que se responsabilize por essas demandas se faz indispensável na advocacia.

O que é necessário para atuar com controladoria?

Como você deve já deve saber, entender de Direito é a primeira exigência para atuar como controller jurídico. Não são todos os escritórios que exigem que o controller seja um advogado ou advogada, mas a maioria exige. A segunda, é claro, é entender de gestão.

Mas não é só isso. Outra skill essencial para quem deseja atuar cocomo controller jurídico é o conhecimento das tecnologias da área. Isso porque, o fato de ter um controller jurídico não dispensa a necessidade de um software de gestão jurídica, por exemplo.

Assim, o controller é o profissional que irá, inclusive, selecionar qual o sistema que se adequa melhor às necessidades do seu escritório de advocacia, até porque, é ele quem irá lidar diretamente com o sistema.

Ademais, skills de liderança e de gerenciamento são indispensáveis para a atuação nesta área. Assim também, organização e visão sistêmica.

Quais são as ferramentas que contribuem para a atuação do gestor jurídico?

Já falamos acima sobre o software jurídico. Essa é uma ferramenta essencial na atividade do controller jurídico. Afinal, é ele quem irá acompanhar a chegada de intimações e andamentos processuais, a fim de garantir que nenhum prazo seja perdido.

Além disso, o controller pode combinar o uso do software jurídico a outras ferramentas de gestão de equipes, como trello, asana, etc.

Existem milhares de ferramentas que contribuem no dia a dia com a gestão dos escritórios de advocacia. Assim sendo, o controller deve encontrar o sistema que seja melhor para o escritório, bem como as ferramentas ideais.

Athena Bastos

Athena Bastos

Mestra em Direito e analista de conteúdo do SAJ ADV - Software Jurídico.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca