MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Coisas que só acontecem no Brasil

Coisas que só acontecem no Brasil

Murillo Barbosa

O que se vê é a mesma retórica de sempre: na ausência de justificativa, basta usar o interesse público!

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Atualizado às 12:53

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

O aumento da competitividade e do desenvolvimento do País se apresenta de forma clara e incisiva, mediante o estímulo à concorrência e por meio, principalmente, do incentivo à participação do setor privado. Tudo isso disposto no texto legal que rege o setor portuário, a lei 12.815/13 dispõe, em seu art. 3º, sobre as diretrizes que devem ser seguidas para a exploração dos portos organizados e instalações portuárias públicas ou privadas.

A competitividade resultou ao setor a maior carteira de investimentos nos últimos 8 anos entre todos os modais logísticos. E para corroborar com isto, ainda há pouco, a Secretaria de Portos comemorou efusivamente a publicação da Lei 14.047/20, que reforçou o estímulo à competitividade e ao desenvolvimento, incluindo, entre as diretrizes setoriais, a liberdade de preços nas operações portuárias e a repressão a práticas prejudiciais à concorrência e ao abuso do poder econômico.

É natural esperar, portanto, a inclinação do poder público em promover a competição entre os players e desenvolver o setor nas searas pública e privada sem predileção, com o foco na entrega de um produto mais atrativo ao usuário final. Em especial, quando se tratam de produtos que compõem não só a cesta básica do brasileiro, como sua aplicação nos diversos setores, a exemplo da indústria química, do consumo animal, da agricultura, dos alimentos, das indústrias têxtil e farmacêutica, da exploração de petróleo e, no maior dos casos, do tratamento da água.

Todavia, num Brasil repleto de surpresas, é possível observar decisões importantes que acabam subvertendo o sentido da Lei e promovem desestímulo à concorrência, tendo como consequência a criação de monopólios para privilegiar ativos públicos, ainda que mais caros, ineficientes, insuficientes para atender o mercado e, por consequência prejudicar o consumidor final.

Um exemplo disso foi o indeferimento, por parte da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), do registro de instalação de apoio ao transporte aquaviário solicitado pela empresa Hidrovias do Brasil - Vila do Conde S.A., em flagrante desacordo com as diretrizes legais do setor. A Hidrovias do Brasil desenvolveu um projeto moderno e inovador, apto a viabilizar o imediato escoamento da demanda do sal represada no estado do Rio Grande do Norte, principal produtor no Brasil, sendo responsável por cerca de 75% da oferta nacional e que, há décadas, amarga ineficiente alternativa logística - o TERSAB - Terminal Salineiro de Areia Branca.

A decisão da Agência foi de encontro ao projeto privado e às políticas públicas do setor, ao concluir pela impossibilidade da coexistência entre o projeto da Hidrovias e o TERSAB, ou seja, neste caso o navio adernou e, certamente, não foi para o lado da competitividade. A Agência seguiu orientações do Executivo em uma decisão extemporânea, trazendo absoluta insegurança jurídica para o setor portuário.

Ocorre, porém, que o seu posicionamento busca perpetuar o domínio monopolístico do serviço público (caro e ineficiente), bem como do sal na região, sob o pretexto de viabilizar economicamente o Arrendamento do Terminal Salineiro de Areia Branca/RN (TERSAB), na contramão das políticas públicas de estímulo à concorrência e ao fomento ao investimento privado.

O que se vê é a mesma retórica de sempre: na ausência de justificativa, basta usar o interesse público! A decisão pública pode ser consultada no site da ANTAQ - processo nº 50300.020059/2019- 26.

Murillo Barbosa

Murillo Barbosa

Diretor-presidente da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP).

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca