MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Segredos da gestão de grandes bancas jurídicas

Segredos da gestão de grandes bancas jurídicas

O sonho de muitos advogados é transformar seu pequeno escritório em um grande negócio. Entretanto, a maioria esbarra na mesma questão: como fazer a gestão de grandes bancas? É o que te conto neste artigo. Confira!

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Atualizado às 12:41

 (Imagem: Arte Migalhas)
(Imagem: Arte Migalhas)

Como funciona a gestão na maioria dos escritórios de advocacia?

Boa parte dos escritórios ainda funcionam em um modelo, que hoje, já não é mais utilizado pelas grandes bancas. Estou falando do sistema vertical: o atendimento e as demandas ficam centralizadas nos sócios, que se encarregam de delegar as atividades aos demais advogados do time.

O abandono do modelo não é exclusividade da advocacia. Boa parte das grandes empresas já não se baseiam mais nesse tipo de gestão. Isso porque, a maioria acredita que este modelo é muito buurocrático e engessado.

Assim sendo, as grandes bancas optaram por instituir um modelo de gestão diferente. Falemos dele adiante.

Como funciona a gestão das grandes bancas?

Um dos segredos da gestão de grandes bancas, então, é a estrutura horizontal. Isso significa que o escritório possui rotinas de trabalho planejadas e todos os membros sabem exatamente o que executar, sem depender de ordens ou da ação dos sócios. Nesse sistema, as funções são previamente estabelecidas e as tarefas surgem de acordo com uma rotina, que se estrutura através de um software jurídico.

A vantagem é que esse modelo garante mais autonomia ao advogado, além de favorecer a agilidade e aumentar a produtividade. E portanto, contribui para que o seu negócio se torne um escritório de advocacia bem sucedido

Nesse sentido, esses grandes escritórios atuam utilizam das seguintes ferramentas para manter o modelo:

1 - Relatórios gerenciais

Os softwares jurídicos permitem a emissão de relatórios sobre qualquer atividade do escritório. Assim, os gestores conseguem visualizar, por exemplo, as atividades dos colaboradores, se algum colaborador está sobrecarregado, como está  financeiro do escritório, etc.

2 - Inteligência artificial do software jurídico

Como falamos, o modelo horizontal faz com que o trabalho e a passagem de bastão sejam mais fluídos. Como as grandes bancas, no geral, possuem um software jurídico, eles contam também com a ajuda da inteligência artificial para ter esse fluxo de trabalho.

 3 - software jurídico para comunicação interna e externa

Além da IA, os softwares jurídicos contam com funcionalidades que facilitam a comunicação, tanto entre a equipe, como com os clientes.

No caso do SAJ ADV, por exemplo, os colaboradores podem deixar comentários uns para os outros, tanto na versão para desktop do sistema, como na versão para mobile.  Além disso, o SAJ ADV também conta com o compartilhamento de informações via WhatsApp e E-mail, e uma área do cliente, onde este pode conferir os andamentos do processo do qual ele é parte.

Em resumo, as grandes bancas utilizam modelos de gestão mais modernos, com maior liberdade para os profissionais do escritório, metodologias de gestão ágeis e sistemas para contribuir com a gestão jurídica.

Para saber mais sobre o segredo das grandes bancas, acesse o artigo completo em nosso portal clicando aqui.

Agora, se com este texto você já entendeu a importância de utilizar um sistema de gestão na advocacia, faça um teste do SAJ ADV e veja se ele se aplica às necessidades do seu escritório!   

Athena Bastos

Athena Bastos

Mestra em Direito e analista de conteúdo do SAJ ADV - Software Jurídico.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca