MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Casa Gutti e Macksoud Plaza - A importância do planejamento sucessório!

Casa Gutti e Macksoud Plaza - A importância do planejamento sucessório!

Casa Gucci e Macksoud Plaza, brigas, dívidas e assassinatos nos impérios familiares que não planejaram a sucessão empresarial.

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Atualizado às 15:07

(Imagem: Arte Migalhas)

Estreou recentemente nos cinemas brasileiros o filme intitulado Casa Gucci, que retrata a história verídica por trás da sucessão familiar mal sucedida no império da moda, história que acabou com o assassinato do único herdeiro do império, Mauricio Gucci, a mando da ex mulher, na década de 90.

Enquanto o filme hollywoodiano estreava nas telas do país, um outro império do ramo hoteleiro também anunciava a sua "morte", porém aqui no Brasil - O encerramento das atividades do hotel de luxo Macksoud Plaza.

Coincidências envolvem ambas histórias que tem desde de brigas familiares, má gestão do patrimônio empresarial e a falta de um planejamento sucessório que culminaram em brigas e disputas familiares, milhões em dívidas e desfechos que deixarão manchas eternas nas suas histórias

No caso da Gucci, atualmente uma das mais valiosas grifes de roupas de luxo do mundo, a gestão dos negócios de forma amadora e a falta de preparação de seus sucessores e um efetivo planejamento sucessório, acarretou por extirpar dos familiares o controle das empresas, não havendo hoje nenhum herdeiro que, ao menos, seja empregado da marca.

Do outro lado, o legado de Henry Macksoud, famoso empresário e fundador do hotel de luxo que leva seu nome, iniciou seu fim com o falecimento do patriarca em 1994, 1 ano antes do assassinato de Mauricio Gucci em Roma/Itália!

Disputas societárias, brigas familiáres, má gestão e muitas dívidas que se arrastam a anos, fizeram com que o Hotel Macksoud Plaza encerra-se suas atividades no dia 08/12/2021.

A verdade é que impérios passam, mas as lições ficam. O bom planejamento sucessório familiar e empresarial - principalmente dentro de empresas familiares - pode estabelecer a tranquilidade nas relações entre os herdeiros e abrir as portas para profissionalização da gestão das empresas.

No futuro, esse planejamento sucessório servirá, inclusive, para preservar o legado de sucesso e fortuna construído pelos fundadores, mantendo, mesmo que indiretamente, seus familiares no negócio e a reputação da marca ilibada.

Adriano Bolsanello

Adriano Bolsanello

Mais de 6 anos de atuação em diferentes segmentos do Direito, com foco em Direito do Trabalho, Direito empresarial, Planejamento Tributário e Planejamento Sucessório.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca