MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. A imunidade tributária e a locação de imóveis pelas instituições de educação e de assistência social sem fins lucrativos

A imunidade tributária e a locação de imóveis pelas instituições de educação e de assistência social sem fins lucrativos

A locação de imóveis a terceiros pelas instituições de educação e assistência social não se revela uma ameaça à imunidade tributária.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Atualizado às 14:55

(Imagem: Arte Migalhas)

Não é incomum que as instituições de educação e assistência social, sem fins lucrativos, as quais gozam de imunidade tributária, necessitem angariar recursos por vias diversas daquelas diretamente relacionadas à consecução de seus objetivos sociais.

Uma das fontes de receitas secundárias para a sobrevivência dessas instituições de caráter complementar às atividades do Estado decorre da locação de seus imóveis próprios a terceiros.

É imprescindível reconhecer a legitimidade desse auferimento de receitas decorrentes de atividades secundárias pelas instituições de educação e assistência social, sem fins lucrativos - desde que respeitados todos os requisitos legais - sem que esse fato prejudique o direito constitucional à desoneração tributária.

A Constituição Federal (art. 150, VI, "c"), no capítulo que trata das limitações ao poder de tributar, garante a imunidade tributária às pessoas jurídicas classificadas como instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos, no que se refere à instituição de impostos incidentes sobre o patrimônio, a renda ou serviços relacionados às suas finalidades essenciais.

Tal norma de imunidade tributária tem como finalidade o estímulo das atividades exercidas pelas instituições de educação e de assistência social sem fins lucrativos, haja vista o seu caráter complementar às atividades públicas.

Visam, portanto, ao incentivo das atividades daquelas entidades, no interesse da sociedade, para a prestação de serviços que o próprio Estado esteja impossibilitado ou com a sua capacidade de atuação reduzida por insuficiência de recursos ou por qualquer outra condição.

A lei 5.172/66 (Código Tributário Nacional - "CTN") estabelece em seus artigos 9º e 14 os requisitos para que as instituições de educação e de assistência social sem fins lucrativos possam usufruir da imunidade tributária de que trata o artigo 150, VI, "c" do texto constitucional.

Além das condições estabelecidas no CTN, há no ordenamento jurídico brasileiro leis ordinárias dispondo regras relacionadas à imunidade tributária.

Não obstante, diante da ausência de normas na legislação complementar e ordinária que tratem especificamente da locação de imóveis e dos recursos daí decorrentes, o presente estudo cinge-se ao texto constitucional. Nesse contexto, destaca-se que a previsão do § 4º do art. 150 da Constituição Federal restringe a imunidade acima abordada ao patrimônio, a renda e os serviços, relacionados com as finalidades essenciais das instituições de educação e assistência social, sem fins lucrativos.

À vista disso, restaria esclarecer se o patrimônio e a renda imunes são aqueles diretamente ligados às atividades essenciais das instituições de educação e assistência social, sem fins lucrativos, ou se abarcaria o patrimônio aplicado e renda auferida em atividades colaterais cujos resultados são destinados à finalidade institucional, caso da locação de imóveis em exame.

De início é importante destacar que a mais abalizada doutrina sobre o assunto está em consenso1: a imunidade não está restrita à renda decorrente da realização do objeto social da entidade, mas sim de toda forma regular de captação de recursos, desde que as atividades colaterais contribuam para o êxito de sua atuação institucional.

Em linha com a doutrina está a jurisprudência do STF, cujo posicionamento sobre a matéria foi materializado na Súmula Vinculante 52 - publicada em 22 de junho de 2015 - preconizando (quanto à imunidade do patrimônio) a inexigibilidade do IPTU em relação aos imóveis alugados a terceiros pelas entidades de educação e assistência social quando os recursos decorrentes da locação forem destinados às finalidades essenciais.

Nessa mesma perspectiva, em recente julgado acerca do § 4º do artigo 150 da Constituição Federal, o Tribunal Pleno do STF, no Recurso Extraordinário 611.510/SP, de relatoria da Ministra Rosa Weber, foi categórico ao reafirmar que "A exigência de vinculação do patrimônio, da renda e dos serviços com as finalidades essenciais da entidade imune, prevista no § 4º do artigo 150 da Constituição da República, não se confunde com afetação direta e exclusiva a tais finalidades"2.

Observa-se, portanto, que o STF tem o entendimento firmado de que o disposto no § 4º do artigo 150 da Constituição Federal não limita a renda auferida à atividade da entidade sem fins lucrativos, mas sim ao atendimento da finalidade da respectiva instituição.

Acertadamente as autoridades fiscais vêm dando o mesmo tratamento ao tema na esfera administrativa.

Como exemplo de relevante manifestação em âmbito municipal, é de destacar o posicionamento do Conselho de Contribuintes do Município do Rio de Janeiro, o qual proferiu, em 05 de dezembro de 2019, o acórdão nº 17.119, de relatoria do Conselheiro Alfredo Lopes de Souza Junior, segundo o qual "Estando a entidade enquadrada para receber o gozo da imunidade nos termos do art. 14, incisos I e II do CTN, não poderá ser exigido o IPTU em relação aos seus imóveis. Quando alugado a terceiros, permanece imune ao IPTU o imóvel pertencente a qualquer das entidades referidas pelo art. 150, VI, "c", da Constituição Federal, desde que o valor dos aluguéis seja aplicado nas atividades para as quais tais entidades foram constituídas".

Nessa perspectiva, a Coordenação-Geral de Tributação ("COSIT") da Receita Federal já se manifestou por meio da Solução de Consulta COSIT nº 639, de 27 de dezembro de 2017, especificamente sobre a receita de aluguéis de entidades beneficentes, cuja conclusão se deu nos seguintes termos: "são imunes ao Imposto de Renda as rendas das entidades beneficentes de assistência social, decorrentes do aluguel de bens imóveis, desde que, cumulativamente: a) sejam atendidos os requisitos da legislação de regência, em especial o art. 14 do CTN e o art. 12 da lei 9.532/97; b) as pessoas jurídicas em questão destinem as receitas em questão às suas finalidades essenciais; c) os objetivos sociais das pessoas jurídicas em questão não se desvirtuem; e d) o aluguel dos bens imóveis em questão não afronte o princípio da livre concorrência".

Nota-se que a referida Solução de Consulta expõe entendimento alinhado com a doutrina e jurisprudência acerca da interpretação do § 4º do artigo 150 da Constituição Federal, concluindo que todo o patrimônio, renda ou serviços das instituições de educação e assistência social que, ao serem explorados, tenham o resultado de sua exploração revertido integralmente para a manutenção e o desenvolvimento dos objetivos sociais dessas entidades no País estão abrangidos pela imunidade tributária.

É de se atentar também que para além da conclusão de que atendidos os requisitos do CTN e da legislação ordinária, a imunidade tributária estaria garantida quanto aos recursos advindos da locação de imóveis das entidades mencionadas no artigo 150, VI, "c" da Constituição Federal, a Solução de Consulta COSIT 639/17 aponta mais dois requisitos indispensáveis para a preservação do referido benefício constitucional: (i) que não haja desvirtuamento dos objetivos sociais das instituições de educação e assistência social com a locação de imóveis; e (ii) que o aluguel dos bens imóveis em questão não afronte o princípio da livre concorrência.

Segundo a referida Solução de Consulta, o desvirtuamento dos objetivos sociais das instituições de educação e assistência social ocorre quando a principal fonte de receita dessas entidades passa a ter origem em outra atividade que não aquela para a qual foi constituída.

Além disso, a RFB entende que há violação princípio da livre concorrência no caso de as atividades secundárias das instituições de educação e assistência social prejudicarem o mercado, situação que enseja a desqualificação daquelas entidades para a imunidade tributária.

Respeitados estes requisitos, além daqueles previstos no artigo 14 do CTN e nas leis ordinárias aplicáveis, a locação de imóveis a terceiros pelas instituições de educação e assistência social não se revela uma ameaça à imunidade tributária.

_______________

1 Aires Fernandino Barreto - Imunidades Tributárias: Só podem prevalecer interpretações que prestigiem os princípios constitucionais. Imunidades tributárias: caderno de pesquisas tributárias v. 23. São Paulo: Centro de Extensão Universitária CEU; Revista dos Tribunais, 1998. v -. (Pesquisas tributárias. Nova série, 4). ISBN 85-203-1675-1, p. 160.

AMARO, Luciano, Algumas Questões sobre a Imunidade Tributária. Imunidades tributárias: caderno de pesquisas tributárias v. 23. São Paulo: Centro de Extensão Universitária CEU; Revista dos Tribunais, 1998. v -. (Pesquisas tributárias. Nova série, 4). ISBN 85-203-1675-1, p.  149-151.

MOTA, Gladson. IPTU dos imóveis locados de propriedade das entidades de assistência social, sem fins lucrativos: abrangência da imunidade prevista no art. 150, VI "C", da CF/88: decisão do STF. IOB Repertório de Jurisprudência - Papel, Rio de Janeiro, v. 1, n. 22, p. 664-662, 2. quinz. nov. 2001.

2 RE 611510, Relatora: ROSA WEBER, Tribunal Pleno, julgado em 13/04/2021, REPERCUSSÃO GERAL - MÉRITO DJe-087 DIVULG 06-05-2021 PUBLIC 07-05-2021.

Flávio El-Amme Paranhos

Flávio El-Amme Paranhos

Sócio do escritório Veirano Advogados.

Brunno Gerhard Magalhães

Brunno Gerhard Magalhães

Associado do escritório Veirano Advogados.

Thianne de Azevedo Silva Martins

Thianne de Azevedo Silva Martins

Associada do escritório Veirano Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca