MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. 86 anos da CAASP: transparência e inovação

86 anos da CAASP: transparência e inovação

Rejuvenescida aos 86 anos, a CAASP esmera-se no amparo à advocacia e se faz presente também nas contendas identitárias, pelo exercício pleno da cidadania, por uma democracia que não seja para alguns, mas para a totalidade da sociedade brasileira.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Atualizado às 16:05

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

É bem conhecida a história de João da Silva Neves Manta, o advogado cuja situação de doença e penúria deu origem à Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo. Dormindo sobre jornais numa casa abandonada no bairro de Vila Mariana, em São Paulo, ele comoveu os gestores da Secional. A ação de socorro a Neves Manta e a constatação de que muitos outros advogados careciam de atenção especial da sua entidade de classe fez brotar, pelas mãos da OAB SP, a CAASP, que neste 3 de fevereiro completa 86 anos.

A evolução da CAASP ao longo do tempo foi contínua. Passo a passo, conduzida por gestores abnegados cada qual ao seu tempo, a Caixa caminhou até se tornar a maior entidade assistencial de classe do Brasil, ampla em termos de alcance territorial, múltipla quanto aos serviços que oferece à advocacia.

A CAASP, consagrada como "braço assistencial da OAB SP", desafia-se à medida que se torna desafiadora a realidade da sociedade brasileira, da qual advogados e advogadas não se descolam. O momento socioeconômico do país obriga a mudanças de rumo, redefinição de prioridades e adoção de novas posturas.

Quantos "Neves Manta" temos hoje a esperar por socorro? Certamente, muitos mais que no longínquo dezembro de 1935. O notável desenvolvimento do país ao longo do Século XX parece sofrer impacto reverso neste início do Século XXI. A miséria e a fome, que pareciam chagas superadas, ressurgem com força.

Advogados e advogadas carregam a vantagem social - em tese - da formação acadêmica, o que lhes abre diferenciais no mercado de trabalho. Mas diploma não é tudo. Nenhuma categoria profissional passa impune por um país de economia recessiva, de desemprego no mais elevado patamar em décadas e de pobreza crescente, tudo agravado por uma pandemia avassaladora.

Somem-se às agruras mencionadas a necessidade de se manter sintonia com a modernidade tecnológica, cada vez mais entrelaçada com as rotinas de trabalho. Mas, quanto custa um equipamento de informática de boa qualidade? Quanto custa aprender a lidar com ele? Quantos advogados e quantas advogadas têm condições de desfrutar dos benefícios da tecnologia? Tais questões também estão no foco da Caixa de Assistência.

Nossa obstinação à frente da CAASP é, portanto, posicioná-la como um anteparo contra as exclusões a que estão sujeitos advogados e advogadas, tanto aquelas motivadas por problemas de saúde e escassez econômica quanto as que decorrem de inadaptação à modernidade do mercado de trabalho. Para tanto, implementa-se nesta quadra uma gestão transparente e inovadora na Caixa de Assistência, próxima da advocacia onde quer que ela esteja, amparada na qualidade do seu corpo técnico e na consciência dos seus diretores.

Pela primeira vez em seus 86 anos, a Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo conta com uma mulher como presidente, a exemplo do que acontece na OAB SP aos 90 anos de vida. Nosso orgulho é enorme. A honra, imensurável. A representatividade feminina no sistema OAB, formalmente contemplada, significa instituições mais atentas e atuantes na defesa das minorias, na luta contra as mais diversas formas de discriminação.

Rejuvenescida aos 86 anos, a CAASP esmera-se no amparo à advocacia e se faz presente também nas contendas identitárias, pelo exercício pleno da cidadania, por uma democracia que não seja para alguns, mas para a totalidade da sociedade brasileira.

Adriana Galvão

Adriana Galvão

Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca