MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Manual do Controller Jurídico

Manual do Controller Jurídico

O Controller Jurídico atua, diariamente com acompanhamento de intimações e distribuição das tarefas entre os advogados e advogadas, por meio da ferramenta que o escritório de advocacia ou departamento jurídico.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Atualizado às 09:48

(Imagem: Arte Migalhas)

Controller Jurídico, controlador jurídico, gerente de controladoria jurídica, estes todos são nomes possíveis para a profissão que está, cada dia mais, ganhando o mercado e contribuindo com o dia a dia dos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos.

A carreira de Controller Jurídico é certamente uma opção para pessoas com perfil de gerenciamento, afinal, é isso que faz um Controller Jurídico, ele é o responsável pela gestão das atividades.

É o Controller Jurídico quem cuidará de toda a parte de gestão, incluindo as sem relação direta com a advocacia. Ou seja, é ele quem ajudará os advogados e advogadas no controle de atividades, afinal, ele é o responsável pela gestão de resultados do escritório de advocacia ou departamento jurídico. 

Esse profissional é essencial para o aumento da lucratividade dos escritórios de advocacia, já que com alguém cuidando do gerenciamento dempresa, os que atuam com advocacia podem dedicar-se as atividades intelectuais

PERFIL DO CONTROLLER JURÍDICO

  • Gostar de administração 
  • Proatividade 
  • Disponibilidade 
  • Liderança 
  • Reponsabilidade
  • Organização 
  • Ser detalhista 
  • Saber se comunicar assertivamente
  • Visão sistêmica 

QUAIS AS FUNÇÕES DO CONTROLLER JURÍDICO

O Controller jurídico é o profissional responsável pelo controle de intimações e compromissos da empresa.

Além disso, ele também atua como um controle de qualidade das entregas dos advogados e advogadas do escritórios de advocacia  ou departamento jurídico.

Também é responsável por toda a parte gerencial, isto é, organização e acompanhamento de atividades, gestão de produtividade, participa das análises do time de finanças e até na análise e organização das equipes que fogem à área jurídica. Vale lembrar que nesse caso, ele atua como um apoio aos gestores de áreas.

CARGOS NA CONTROLADORIA JURÍDICA

Diferente do que muita gente acredita, também, a controladoria jurídica se divide por cargos, e nem todos os bacharéis em Direito da controladoria são controllers. Na realidade, nem todo controller é um bacharel em Direito.

Geralmente a controladoria divide-se em:

1 - Controller Jurídico : pessoa que gerencia as atividades e é o responsável da área. Pode ser um bacharel em Direito, mas também, pode ser um contador, um administrador, etc.

2 - Responsável pelas intimações: Atua diretamente na captura e gestão das intimações. É a pessoa que terá mais contato, por exemplo, com um software jurídico. Também pode ter qualquer formação.

3 - Revisor/Controladores de Qualidade: Como o próprio nome já diz, é a pessoa que vai garantir que as atividades dos advogados e advogadas esteja com boa qualidade. Obrigatoriamente é um bacharel em Direito.

4 - Analista de dados: O único requisito para esta função é ter perfil analítico e pleno conhecimento de excel.

QUAIS AS SOFT SKILLS EXIGIDAS PARA A FUNÇÃO?

  1. Organização
  2. Habilidades de gestão
  3. Proatividade
  4. Visão sistêmica

QUAIS AS HARD SKILLS EXIGIDAS PARA A FUNÇÃO?

  1. Conhecimento da estrutura do judiciário
  2. Domínio  de Software Jurídico
  3. Domínio dos sistemas dos tribunais
  4. Conhecimento em excel

O DIA A DIA DO CONTROLLER JURÍDICO

O Controller Jurídico atua, diariamente com acompanhamento de intimações e distribuição das tarefas entre os advogados e advogadas, por meio da ferramenta que o escritório de advocacia ou departamento jurídico. 

Além disso, o Controller também é responsável pela contratação de freelancers e correspondentes. Também é quem gera relatórios de administração de carteiras e seus processos, além de gerenciar o estoque de processos. 

Em resumo, controller jurídico é uma área muito promissora para os próximos anos, e contar com um profissional destes em seu escritório de advocacia ou departamento jurídico é essencial para a evolução e crescimento do negócio.

Aline de Souza Pereira

Aline de Souza Pereira

Analista de Conteúdo do SAJ ADV. Graduanda de Jornalismo na UFSC.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca