MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Síndrome de Burnout e a sua nova classificação para doença ocupacional

Síndrome de Burnout e a sua nova classificação para doença ocupacional

Em prol da saúde integral de seus trabalhadores, é primordial que as empresas percebam os índices elevados da doença no país e tenham um plano organizacional para preveni-la, com o propósito de cultivar dentro de seu âmbito profissional hábitos saudáveis e não tóxicos, sob pena de sua integral responsabilização.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Atualizado em 16 de fevereiro de 2022 10:23

(Imagem: Arte Migalhas)

A Síndrome de Burnout foi classificada internacionalmente como doença ocupacional. A determinação veio à tona com a entrada em vigor da nova Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID 11), elaborada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O documento, que entrou em vigor no início de 2022, oferece uma linguagem de fácil compreensão aos profissionais, a fim de permitir o compartilhamento de informações pertinentes relacionadas à saúde em nível global. 

Mas o que se entende por "Síndrome de Burnout"? Segundo a Rede D'Or São Luiz, maior rede integrada de cuidados em saúde no Brasil, a doença "é um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema, sempre relacionada ao trabalho de um indivíduo. Essa condição também é chamada de "síndrome do esgotamento profissional" e afeta quase todas as facetas da vida de um indivíduo".  

De acordo com o International Stress Management Association (ISMA-BR), a doença possui níveis elevador no país, sendo o Brasil o segundo país com maior número de pessoas com Síndrome de Burnout. 

No campo jurídico da discussão, sob o prisma da responsabilidade civil que resulta de acidente de trabalho e/ou doença ocupacional, a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho (Ag-AIRR-11787-11.2017.5.15.0059) é no sentido de considerar a presença de três requisitos para a responsabilização: a) ocorrência do fato deflagrador do dano ou do próprio dano, que se constata pelo fato da doença ou do acidente, os quais, por si sós, agridem o patrimônio moral e emocional da pessoa trabalhadora (nesse sentido, o dano moral, em tais casos, verifica-se pela própria circunstância da ocorrência do malefício físico ou psíquico); b) nexo causal ou concausal, que se evidencia pelo fato de o malefício ter ocorrido em face das condições laborativas; e c) culpa empresarial, excetuadas as hipóteses de responsabilidade objetiva. 

Destarte, verificados os requisitos acima elencados, configurado estará o dever de as empregadoras repararem os danos injustos suportados pelos trabalhadores. 

No caso da Síndrome de Burnout não é diferente. Em julgados recentíssimos do Tribunal Superior do Trabalho (Ag-AIRR-11787-11.2017.5.15.0059) e do Tribunal Regional do Trabalho da 04º Região (ROT 0021015-21.2017.5.04.0122), antes mesmo da entrada em vigor da CID-11, foram deferidos pedidos de indenização pelos danos causados pela patologia originada, ou pelo menos agravada, pela jornada de trabalho. 

Em síntese, em prol da saúde integral de seus trabalhadores, é primordial que as empresas percebam os índices elevados da doença no país e tenham um plano organizacional para preveni-la, com o propósito de cultivar dentro de seu âmbito profissional hábitos saudáveis e não tóxicos, sob pena de sua integral responsabilização. 

___________

https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/sindrome-de-burnout 

https://portalhospitaisbrasil.com.br/sindrome-de-burnout-afeta-78-dos-profissionais-da-saude/

Daniel Medeiros

Daniel Medeiros

Advogado no escritório Leonardo Amarante Advogados Associados.

Juliana Costa

Juliana Costa

Advogada no escritório Leonardo Amarante Advogados Associados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca