MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Você sofre com a organização da sua base jurídica? Saiba como resolver na prática. Conheça o Legal Metrics.

Você sofre com a organização da sua base jurídica? Saiba como resolver na prática. Conheça o Legal Metrics.

O Legal Metrics é o primeiro módulo de Business Intelligence desenvolvido exclusivamente para o setor jurídico.

quinta-feira, 17 de março de 2022

Atualizado às 15:28

(Imagem: Arte Migalhas)

Um dos principais problemas de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos é a falta de inteligência de dados. Ainda que sejam capazes de estruturar dados e prazos, muitas dessas organizações não conseguem transformá-los em informação. Ou seja, possuem dificuldade em fazer uma leitura assertiva de suas bases de dados, logo, suas tomadas de decisões são feitas sem o embasamento necessário para serem mais eficientes.

No texto a seguir vamos abordar mais sobre os principais desafios enfrentados no setor jurídico e apresentar de que forma o Legal Metrics soluciona tais problemas. Continue a leitura e confira!

Desafios da gestão jurídica

Por que criar estratégias a partir de dados é tão difícil? Normalmente, porque não se tem tais informações ou não se percorrem os fluxos necessários.

Esse problema foi exponenciado nas últimas décadas com o crescimento da litigância no país, transformando o Brasil no campeão mundial, com folga, de ações jurídicas. No caso de reclamações trabalhistas, o país concentra aproximadamente mais de 90% da demanda mundial. Se até a década de 80, uma grande companhia não tinha mais do que mil processos cíveis e/ou trabalhistas, atualmente, algumas empresas recebem esse volume de processos por mês e possuem mais de 50 mil processos ativos para gerir.

As empresas, por sua vez, terceirizam a operação desses processos para os escritórios de advocacia, que então passaram a cuidar também de dezenas de milhares de processos. Assim, gerir 100 processos é uma coisa. 10.000 é outra totalmente diferente. É aqui que entra o desafio de colher dados, analisá-los e transformá-los em informação com propósito, que possibilita tomadas de decisões estratégicas.

Portanto, levando em consideração essa realidade, compreende-se que os principais desafios enfrentados pela gestão jurídica na gestão de dados são:

Ausência de indicadores internos para saber quais são as "causas-raízes" das demandas jurídicas

Sem o controle e devido acompanhamento dos dados, seu negócio não é capaz de fazer uma análise crítica das demandas jurídicas. No entanto, com o Legal Metrics é possível ter acesso a informações que contam uma  história, ou seja, que permitem a compreensão de panoramas passados, realidades atuais e projeção de cenários futuros.

Com isso, torna-se possível tomar decisões corretivas e preditivas.         

Aumento de gastos pela falta de controle sobre a distribuição de demandas e performance

Quando seu negócio desconhece suas demandas e performances jurídicas, isso é refletido diretamente nos gastos despendidos com suas ações. Isto é, a falta de controle gera custos que poderiam ser evitados com um acompanhamento automatizado, solução oferecida pelo Legal Metrics.

Com o sistema, seu negócio terá controle de informação como:

  • quanto foi despendido com a sua gestão no último trimestre e em pagamento de acordos;
  • quais comarcas possuem maior índice de condenação;
  • qual o benefício econômico e ticket médio para cada carteira ou tipo de ação.

Tais informações ajudam seu escritório ou departamento jurídico a tomar decisões orientadas por dados, o que contribui para o contingenciamento de gastos.

O que é o Legal Metrics?

O Legal Metrics é o primeiro módulo de Business Intelligence desenvolvido exclusivamente para o setor jurídico. O sistema integra as mais avançadas soluções de analytics com inteligência jurídica e traz eficiência na gestão de performance de sua carteira de processos.

Portanto, o sistema possibilita a utilização de dados, análises e raciocínio para seguir em um processo de tomada de decisão muito mais eficaz. Tudo isso pode ser feito por meio de templates prontos, onde é possível organizar, analisar e criar dashboards de indicadores e gráficos jurídicos.

Principais vantagens da implementação do sistema

O Legal Metrics proporciona inteligência de dados em poucos cliques. Com isso, gera ao ao gestor gráficos fáceis, dinâmicos e intuitivos, destinados às apresentações, "reports" e auxiliando na antecipação de cenários e no caminho das melhores decisões.

Veja a seguir quais são os principais benefícios percebidos por clientes que utilizam o Legal Metrics em suas rotinas.

Autonomia na gestão de dados

Como já apresentado, o Legal Metrics oferece as ferramentas necessárias para que seu negócio seja capaz de tomar decisões orientadas por dados. O controle e acompanhamento desses indicadores é feito de forma simples e intuitiva, basta alguns cliques em nosso software e todos terão acesso à inteligência jurídica do negócio.

Portanto, com o sistema, profissionais do Direito conseguem ir além do básico em sua formação e tornam-se também verdadeiros cientistas de dados jurídicos. Ou seja, os mesmos se capacitam e ganham uma visão analítica que é crucial para o profissional do futuro que precisa cada vez mais tomar decisões de forma ágil e otimizada.

Aumento de visibilidade para os resultados jurídicos

A falta de controle dos indicadores jurídicos impede que os profissionais sejam capazes de apresentar seus resultados de forma objetiva para o restante da equipe. No entanto, com o Legal Metrics a informação está pronta para ser compartilhada, o que possibilita apresentações de resultados mais dinâmicas e didáticas. Além, claro, de proporcionar melhores decisões, que geram vantagens financeiras, organizacionais, de planejamentos futuros etc.

Comparação de visões

É possível ainda fazer comparação de visões dos dashboards em períodos distintos. Dessa forma, seu negócio pode avaliar os indicadores jurídicos dentro de uma narrativa, o que permite decisões mais assertivas.

Outros benefícios

  • Alto valor agregado: interface de inteligência de dados do sistema;
  • Auxilia a cumprir as rotinas do hábito de desejo por resultados;
  • Atende à necessidade de mercado: atua na deficiência estrutural de formação jurídica para uma gestão orientada a dados;
  • Inteligência para os clientes: KPIs e dashs on board. Auditoria automática de bases. KPIs inteligentes. Indicadores financeiros.
  • Sua instalação é rápida e fácil;
  • Equipe de especialistas (advogados, matemáticos, estatísticos e cientistas de dados) focados nas melhorias que o produto recebe constantemente;
  • Templates de Dashboards prontos;
  • Desenvolvidos por especialistas em indicadores jurídicos de fácil aplicação e sem consultoria de BI.
  • Captura de dados de capa dos tribunais;
  • Conexão com ERP's.
Gabriela Lopes

Gabriela Lopes

Bacharel em Direito e Assistente de Marketing na Juristec Plus.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca